Nas Terras do Bem-Virá - As vítimas do Agronegócio

Nas terras do bem virá é um fabuloso documentário brasileiro produzido em 2007 e dirigido por Alexandre Rampazzo. É impressionante como este trabalho consegue expor, de maneira geral, a situação dos trabalhadores na região da Amazônia brasileira. Cenário de verdadeira exploração e barbaridades, efetuadas por verdadeiros pistoleiros "leões-de-chácara", que são pagos pelos ditos "fazendeiros" para defender as terras que muitas vezes nem são deles, e sim tomaram posse em um passado não muito distante.



Descrição:

Um dos documentários mais completos para se entender a questão dos conflitos agrários no Brasil, produzido em 2007 com a direção de Alexandre Rampazzo.
Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias.
Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão.
Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.
O chamado "Agronegócio" do latifúndio está quase sempre associado a diversas práticas nocivas a sociedade e ao planeta: quase todas as fazendas da região são produtos da grilagem, ou seja, são terras da União que de alguma forma foram fraudadas em nome de alguém; os pistoleiros, quando não a polícia do Estado, promovem a "limpeza" humana das áreas, ameaçando, assassinando os colonos que lá antes habitavam.
Esse modelo está ligado a derrubada de florestas, extinção de espécies, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, a concentração de terras e de renda.
Para fazer frente a isso, surgem os grupos sociais, como o Movimento dos Sem Terra, a Pastoral da Terra e personalidades internacionais, como Dorothy Stang, que enfrentam o poder dos: fazendeiros, políticos corruptos, assassinos e a mídia tradicional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton