Como falar no rádio?

É engraçado conversar no rádio: As vezes as pessoas não tiram o dedo do botão Push-to-tal (PTT em rádio Nextel), e muitas vezes elas não entendem quando termina a mensagem do outro, simplesmente finalizam no mudo, por acham que a outra parte vai continuar falando!
Nos antigos Walk-talk's de guerra, ou nos rádios amadores, utilizavam a palavra "câmbio", para sinalizar a troca (o "câmbio") das mensagens, justamente para evitar o que acontece hoje em dia nas chamadas via rádio. Quantas vezes gostaria de ouvir alguém dizer: "câmbio e desligo"!

Outro grande problema é o alerta: O próprio nome já diz "ALERTA"! Não chame ninguém diretamente com alerta! É uma tremenda falta de educação, porque você não sabe se o outro está em uma reunião importante e esqueceu ou não desligou o aparelho. E se a pessoa estiver no banheiro?

Acho legal quando as pessoas chamam e não dizem nada, porque aguardam a outra parte responder. Inclusive os primeiros manuais da Nextel traziam este tipo de dicas. Uma pena que o desespero do mundo corporativo fazem algumas pessoas esquecerem de se colocar no lugar do outro nessas situações.

Apenas mando alerta em uma situação de urgência, de alerta (óbvio). Do contrário, eu não uso o rádio e faço uma ligação, se a pessoa tiver um número de telefone além do rádio. Quando atendem, já percebem o porque do alerta e sabem que foi necessário.

Quando chego em casa, desligo o rádio (que é particular) e o deixo carregando, porque ele fica sem bateria de tanto uso. Procuro esquecer de telefone, inclusive aos finais de semana. Só não do Whatsapp [OMG]...
Vocês sabem o que é andar com dois celulares, um sendo também rádio, e enquanto o celular toca, alguém manda um alerta e o telefone do ramal chama? E quando em seguida ainda vem alguém falar com você? Isso afeta tanto não só a mim, mas a todos!

Por essa razão o respeito se faz necessário, porque não se faz pastel por telefone, não se frita bolinhos e muito menos se resolve muitas coisas, que as vezes uma simples mensagem resolveria. Vamos aprender a chamar os outros e manter o mínimo de educação (não gosto do termo "etiqueta") nas chamadas. Assim a gente trabalho em um rítmo legal, mesmo sob pressão, porque a gente entende que o outro compreende a nossa função e sabe que a chamada é apenas um canal de comunicação!

Ao chamarem alguém no rádio pense 3 vezes nisso. Quando for ligar para alguém, pense 2. Ao mandar mensagem pense 1 vez. Se você for chefe ou namorada, toque o "dane-se" e vá direto no alerta.
 - Não, pelo amor!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton