Need For Speed (2014)

Ontem fui assistir ao filme Need For Speed, do diretor Scott Waugh, e que estreou na segunda semana de março no Brasil.


Sinopse e detalhes (Site adorocinema.com)

Tobey Marshall (Aaron Paul) herdou do pai uma oficina mecânica, onde, juntamente com sua equipe, modifica carros para que se tornem o mais rápido possível. Além disto, Tobey é um exímio piloto e volta e meia participa de rachas. Um dia, o ex-piloto da Fórmula Indy Dino Brewster (Dominic West) o procura para que Tobey possa concluir um Mustang desenvolvido por um gênio da mecânica que já faleceu. Apesar das divergências entre eles, Tobey aceita a proposta por precisar muito do pagamento oferecido por Dino. O carro é concluído e posteriormente vendido. Entretanto, a velha rixa entre eles faz com que disputem um último racha, que conta ainda com a participação de Pete (Harrison Gilbertson), grande amigo de Tobey. A corrida termina em tragédia devido ao falecimento de Pete. Considerado culpado pela morte, Tobey passa dois anos na prisão. Quando enfim é solto, ele organiza um plano para que possa participar de uma conhecida corrida do submundo onde Dino também correrá.

Não planejei assistir ao filme, tampouco ir ao cinema neste último sábado, porque eu esperava passar a noite em um lugar mais interessante... Mas, como nunca tinha levado a Leila ao cinema, decidi levá-la, depois de alguns pedidos. Odeio cinema (o ambiente), a comida de zumbie, o suco artificial, os chocolates, as propagandas exageradas da Coca-Cola (It Makes The Meal - [OMG]), as filas longas e o fato de ter de passar no shopping inteiro para chegar até as salas. Odeio shoppings também, a propósito. Mas eu gosto de muitas outras coisas, inclusive cinema (os filmes, [kkkk]).

Nunca tinha ido no Cinépolis do novo Shopping dos batateiros de São Bernardo do Campo, o chamado São Bernardo Plaza Shopping. Realmente é um shopping muito grande. Tanto que perdi a conta dos lances de escadas rolantes que subimos para chegar até as salas (sem contar que tivemos que caminhar em frente a diversas lojas e passar praticamente no meio da praça de alimentação para chegar até os guichês do Cinépolis).

Assistimos ao filme nas salas 4Dx divulgadas pelo Cinépolis, que não achei lá essas coisas. Em alguns momentos, a combinação dos movimentos com o filme combinam, mas em outros, o delay dos jatos de ar e dos movimentos das cadeiras é tão grande que desconcentra os espectadores. O tamanho dos óculos 3D não suficiente para a minha cara gorda. Sem contar a no atendimento para comprar Pipoca: duas pessoas para uma fila de 82 pessoas (eu contei). Quando finalmente chegou a nossa vez, eu conversei sobre a rotina de trabalho com a atendente. Ela desabafou e falou tanta coisa, que eu achei que ela iria chorar na frente da gente! No final das contas, nossa pipoca e nossos sucos ficaram sem bandeijas, porque estavam todas para lavar, e não tinha mão de obra para fazer este serviço.

Para evitar a fila, descemos a escada rolante e esperamos durante 10 minutos sentados na praça de alimentação do shopping. Sem a cesta e com tantas coisas nas mãos, foi a nossa única opção.

Mas, qualidades do lugar a parte, a qualidade que me impressionou foi a do filme: o formato da história me lembrou muito os jogos da Série Need For Speed. As pistas, os carros, as corridas, tudo lembra muito os últimos releases de Need Ford Speed para Playstation 3, com a inclusão de "personagens humanos", porque nos jogos só existem os carros. A mescla de Muscle Cars com Lamborghini's e Bugatti's ficou muito bacana e chama a atenção até de quem não conhece nada sobre carros.



A atuação que mais impressiona é do protagonista Tobey Marshall, que é representado pelo ator Aaron Paul (o mesmo que atuou como Jessie Pinkman em Breaking Bad). O casting inteiro é novo e não lembro de nenhum nome conhecido, além de Michael Keaton, que faz o papel de Monarch, que é o "dono" da corrida secreta chamada 'De Leon'.

O filme não traz o mesmo aspecto "batido" de 'Velozes e Furiosos', mas o enredo lembra um pouco as histórias típicas de Sessão da Tarde, com um vilão, o mocinho, o suporte dos amigos e as confusões amorosas. Por isso é tão bom.

O monitoramento aéreo das corridas pelo piloto Benny (Scott Mescudi) inova no suporte, além do personagem ser uma figura a parte. A tecnologia embarcada nos automóveis mostrada no filme não é nada fora do atual, mas impressiona a maneira como é usada: sem ela o suporte de Benny seria impossível!

A homenagem que o filme faz as marcas também é interessante, principalmente à Ford e a Carroll Shelby, com o último Mustang que o Design produziu junto com a montadora.

Gostei muito do filme. Conheço Need For Speed desde a época do Playstation One, e espero que filmes que carreguem a mesma esência do jogo voltem surgir. Para isso, apesar de ser excelente e ser um grande peso na balança, o enredo do filme, com os mesmos personagens e a mesma história, não deveria ter uma "continuação". O que deve continuar são as corridas de rua com os super carros que foram imortalizados na tela dos games.

Links:

http://en.wikipedia.org/wiki/Need_for_Speed_(film)
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-207989/
http://www.imdb.com/title/tt2369135/
http://en.wikipedia.org/wiki/Carroll_Shelby
http://www.cinepolis.com.br/4dx/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud