Besouro - O Filme (2009)

Sinopse:

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.



Assisti O Besouro novamente esses dias, e pude rever o que não me fez esquecer este filme: a excelente retratação da cultura brasileira, da nossa religião, e da maneira que fomos tratados em um passado não muito distante. Não me importei com os novos atores em cena e as diferenças entre a história original, do muito famoso na capoeira brasileira "Besouro Mangangá", do que foi escrito no roteiro do filme.


O diretor João Daniel Tikhomiroff conseguiu retratar de maneira interessante os personagens do candomblé no filme, que são tão bem caracterizados que nos faz um convite para entender melhor o contexto histórico da religiosidade do brasileiro. Exú, Iemanjá e Iansã são figuras da nossa cultura que não podemos manter estigmatizados pelo senso comum (a exemplo de como os "endemoniamos"), diferente dos deuses gregos, romanos e nórdicos, que são vistos por todos como "super-heróis".

Besouro e Exú
Não faço parte de nenhuma religião e tampouco alguma ceita, mas o meu ceticismo consiste no respeito de toda a história da espiritualidade e a própria espiritualidade em sí, que é um aspecto da personalidade humana que nós, humanos, não podemos negar.


No Brasil, o filme teve boa repercussão na mídia e teve ampla publicidade. Fora do Brasil, na Alemanha e nos USA o filme teve sucesso, e virou a até jogo de vídeo-game, por sinal. A versão em blu-ray e em 3D saiu primeiro no exterior do que no Brasil.

Blu-Ray alemão do Besouro em 3D
Capoeira Legends - Game para PC
Recomendo assistir ao filme, independente das diferenças de qualidade das atuações ou ao excesso de efeitos especiais estilo "O Tigre e o Dragão", com menos lutas fantásticas de capoeira do que deveria ter.

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro_(filme)
http://professorleiteiro.blogspot.com.br/2008/02/cordo-de-ouro-o-filme.html
http://pensologobrigo.blogspot.com.br/2009/10/o-besouro-manganga.html
http://www.imdb.com/title/tt1322277/
http://en.wikipedia.org/wiki/Capoeira_Legends

Download do filme em 720p via torrent:
http://thepiratebay.se/torrent/6139140/Besouro_2009_BRRiP_720p_x264__SiMbA_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud