1983 - Danton

Boa noite pessoal.

Este é mais um filme obrigatório para qualquer estudante de Direito e de qualquer disciplina que envolva política e que fale sobre a Revolução Francesa.
Não quero aqui ficar tecendo resenhas a respeito desses filmes 'cult'. Se procura uma resenha para alguma atividade ou trabalho acadêmico, busque no Google. O meu intuito é despertar o desejo de assistir e debater estes filmes, para que as visões do passado que cada um tem e sente sejam compartilhadas, debatidas, discutidas e até mesmo que algumas sejam revividas, quem sabe.


Danton nos mostra a paixão de um líder pelo seu povo, a paixão de um homem pela vida e pelo que ele sentia que era certo e direito para o seu povo. Um representante dos calados e oprimidos, que empunhou com tanta força e ataque o seu idealismo que acabou guilhotinado, ato comum à época.


O filme se esforça em tentar representar o 'jogo político' por traz da Revolução Francesa, como as reuniões dos representantes da burguesia da época para a manutenção do poder, que resultou no derramamento do sangue de muitos inocentes, militantes.
A barbárie foi "deificada" (Jean-Paul Marat, jornalista que publicava quase que como um decreto os nomes daqueles que mereciam ter a "cabeça cortada" foi tido como um mártir).
Por volta de 1794, a França presenciou uma espécie de "pausa no progresso", com requintes de retrocesso: Se assassinou mais do que nos tempos da monarquia. A burguesia não tinha limites e o povo padecia de fome, sede e frio. O pão era escasso, e o trabalho era pura exploração.

Todos os ícones da Revolução Francesa foram assassinados, de alguma forma. Danton e Robespierre foram guilhotinados, Marat assassinado... A França percebeu que tinha errado: A invenção do Doutor Guillotin foi usada sem limites, e falhou como uma proposta de propor uma pena de morte mais humana do que o enforcamento. A guilhotina acabou criando uma espécie de "Teatro" bárbaro a céu aberto. As pessoas estavam sedentas por sangue, bradavam com as execuções.

É engraçado como a história realmente caminha em círculos. Hoje, no Brasil, principalmente, toda a nossa impunidade histórica gerou um sentimento de revolta e barbárie descomunal na sociedade tupiniquim. Bradam com a execução dos brasileiros na Indonésia, bradam com a violência policial, torcem para que exista pena de morte no nosso país.

Os programas de TV de cunho jornalístico-policial acabam temperando com lenha este fogo já bem aceso. Mataram uma inocente em plena praia do Guarujá por conta de uma mera semelhança com um retrato falado!

Danton é necessário para que entendamos que a pena de morte fez parte da história, e que apesar desta figurar até hoje, ainda, em muitos países, ela nunca trouxe progresso por onde passou. O regresso veio fortemente, com a morte de inocentes e o show que estes atos criminosos representavam.


Bom filme!

Um fraterno abraço.

Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Danton_(1983_film)
http://www.imdb.com/title/tt0083789/
http://www.rottentomatoes.com/m/danton/
http://www.criterion.com/films/555-danton
http://pt.wikipedia.org/wiki/Danton_%28filme%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Marat
http://en.wikipedia.org/wiki/Girondist
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilhotina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud