O olhar de quem não vê

É impressionante como em um acidente, ou qualquer outro acontecimento em um local público, atrai tanto  a atenção dos populares. Junta tanta gente que quem é vítima até se assusta. E quando a vítima se torna culpada pelo julgamento destes populares, que julgam sem prova alguma?
Aqui no Brasil, onde a segurança pública encontra-se em estado de calamidade penso que a coisa ainda é pior. Grande parte das notícias que as pessoas recebem são ruins, é só tragédia, e a televisão explora bem esse tipo de jornalismo. Mas, como o cidadão que apenas vê esse tipo de informação é formado? Indignado? Justiceiro? Assustado/amedrontado?
A verdade é que não se tem definição para isso, até porque cada indivíduo possui sua subjetividade. O que posso dizer é que estamos formando pessoas que só sabem julgar (digo isso por experiência). Não avaliam os fatos corretamente e tornam até mesmo uma vítima como um culpado. Aconteceu inclusive com Raul Seixas:
                 
Fui recentemente vítima deste tipo de comportamento, e posso dizer que isso acontece frequentemente, pelo fato das pessoas apenas repetirem o que elas vêem... Isso é apenas "ser humano, demasiado humano".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud