Alain De Botton e a sua ideia de "templo para ateus"
Este post se dá em discussão à esta notícia:
"Filósofo Alain de Botton propõe templo para ateus em Londres"
Este foi e ainda é um assunto extremamente polêmico em todo o mundo, mas principalmente em Londres, que seria onde se pretende construir este "templo".
De Botton`s head... |
Meu ponto de vista:
Penso que chamar este "monumento" de "templo" não é certo, pois ele não remeterá à adoração de simplesmente nada. As pirâmides do Egito não são "templos" hoje em dia: viraram monumentos, e é essa a ideia que este edifício pretende passar ao público.
Penso que o ser humano é extremamente dependente dos seus sentidos físicos (sim, os cinco sentidos), e isso nos fez construir diversas "coisas" ao longo de nossa existência, para que posteriormente nos lembrassem de algo. Por essa razão, qualquer livro, "templo", estátua, máquina, etc., que retrate algo importante para o homem (mesmo não sendo para todos), é importante. E deve resistir ao tempo...
Mas por quê não usar a verba para a construção deste "templo" em educação para crianças carentes de diversos países emergentes da Terra? E ensinar elas uma cultura voltada à filosofia?
Parece besteira, mas é bem provável que o benefício "interior"que surgirá em muitas pessoas, de autocompreensão, te se tornar mais humilde por perceber que não somos muito diferentes dos bichos da fazenda (Montaigne), de perceber a real idade do planeta terra, de ver a filosofia retratada em algo físico, pode sim fazer muitas pessoas mudarem de ideia e verem a vida como ela realmente é, e dar um sentido ainda melhor à ela.
Concordo com De Botton e penso que este ateísmo agressivo que existe hoje em dia deve ser extinto. Devemos usar aquilo que as religiões ensinam de bom para o benefício mútuo, e não para preconceitos generalizados. Sim é o que vivemos hoje, e como já dizia Nietzsche: "Toda existência é culpada".
Qualquer coisa que fizermos para nos lembrar disso, e melhorar o planeta é de imenso valor.
Parabéns De Botton!
Comentários
Postar um comentário