A filosofia de "se buscar um culpado"

Bom pessoal, este post se dá por um episódio que presenciei recentemente, e vários similares que presenciei ao longo dos tempos. A "metodologia" de se "encontrar um culpado" é a preferida em meio às lideranças das empresas nacionais. Tirei esta conclusão com base nas que já trabalhei, e atualmente trabalho. Mas por quê?
Mesmo quando algum problema acontece, independente de falha operacional ou estratégica, os líderes geralmente não querem saber a causa, razão ou circunstância, e dificilmente discutem pacificamente sobre tal acontecimento. Eles querem saber de quem foi a culpa, infelizmente. Tem de haver um culpado na história!
Existem poucas excessões (geralmente estes têm um quociente de inteligência emocional muito maior do que os outros), que são líderes de verdade, já formados na escola de liderança que a vida nos oferece, e não reprime um funcionário, ou as vezes até o demite, por um ou outro erro. Ele avalia o conjunto. Até mesmo porque algumas vezes, algo de errado acontece sem a intervenção humana, como por exemplo uma falha em um equipamento novo ou um desgaste prematuro de um componente que estava com as manutenções em dia.
Quem foi? Foi você!?
Infelizmente estamos acorrentados a este tipo de liderança, e temos que engolir a seco quando um colega de trabalho ou nós mesmos ficamos sob a mira de um "buscador de culpados".
É preciso saber como "arrastar" esta corrente.
Mas como lidar com este ditatorial tipo de liderança? Simplesmente não sei!
É impossível tecer uma metodologia correta, porque pessoas são variáveis no comportamento, e não se esqueça que os líderes são pessoas com um cargo superior ao seu.
A dica que eu deixo é que você conheça o seu líder, saiba da sua postura e procure trabalhar à favor a tal, mas na hora de você levar um "feedback", sozinho ou em grupo, mesmo que você não tenha nada a ver com a história, procure explicar (caso o seu líder permitir) e exponha o seu ponto de vista. Se você realmente foi o culpado, seja humilde, peça desculpas, mesmo que tenha de sofrer as consequências. Sempre fale a verdade e saiba ouvir. Depois de expor o seu comentário, seja empático e dê ouvidos, mesmo que doa, porque é nessa hora que o estopim para as confusões surge, e seja seguro de si! Se você já falou o que tinha de falar, e o seu líder prefere continuar falando, então simplesmente, se prepare e continue ouvindo, porque é "hora da janta". Ele precisa "descontar" as consequências do ocorrido.
Hora da janta...
Bom pessoal, sou totalmente contra este modelo de liderança, mas não tem jeito, precisamos aprender a lidar com os diversos tipos de pessoas que irão passar em nossas vidas, e com isso, o aprendizado que se obtém é de grande valia e não tem preço! É assim que nos tornamos bons líderes, bons pais, bons amigos e principalmente, melhores pessoas.

T+!

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