Pessoal X Profissional

Bom pessoal;

É um assunto que não deveria ser, mas é bastante delicado.
Quando você se defronta com a necessidade de estudar mais do que imaginou, para por exemplo, tirar uma certificação importante, ou que trabalha mais do que tinha planejado para a vida, e quando percebe, as vezes cedo as vezes tarde, que isso se tornou rotina, vem o ponto de escolha...
O que eu penso sobre isso?
Penso que, por algum motivo, não estamos aqui para ter títulos de doutores, mestres ou diretores. São 'valores' criados pelo homem desde o início dos tempos, e com o sistema socioeconômico atual a coisa se agrava mais ainda. Mas, ter um desses títulos, ser um desses profissionais é o que muitos desejam tornar-se. Porém, foram valores que a própria lógica do capital de certa forma enraizou ainda mais na população, muitas vezes de forma subliminar. É um ponto sem retorno. Você é um nobre ou um vassalo, ou suserano ou escravo. Não se existe mais reis, pois a "arapuca" por estes criada, já o fizeram de vítima. Mas de qualquer forma, é um "feudalismo travestido" o que vivemos.
De qualquer forma e utopias à parte, temos que pensar que independente disso, temos sonhos a realizar aqui na terra, e este mártir criado a partir dessa babilônia do capital em que vivemos precisa ser usurpado pelos nossos objetivos de vida, sejam pessoais ou profissionais.
Por mais difícil que seja, estabeleça um freio à ganância, às ambições. É difícil. Tenha um ponto de parada breve o suficiente em sua vida profissional, para poder realizar os seus objetivos de vida em primeiro lugar.
O que existe de profissionais, inclusive de professores, alienadíssimos, porque dessa vida apenas viveram para o capital, e transformaram os seus estudos em um fruto disso, pois, se parassem seriam "engolidos".
Se o que te motiva é apenas isso, não encontrou outro sentido para a vida, nem mesmo na família, continue. Você não tem culpa de ter se deixado moldar calmamente por influências mundanas (capitalismo).
Estar no mesmo cargo a vida toda já é algo incomum. Eu mesmo não consegui e não conseguirei continuar. Por essa razão, o que me motiva profissionalmente é a mudança.
Mudar para algo novo, diferente, independente de sofrimento e dor, pois são condições presentes na vida, e encará-las é engrandecedor. Aprender sempre e conhecer pessoas novas, na busca de parceiros profissionais, amigos confiáveis, pessoas trabalhadoras, sempre alguém que, por menor que seja, tenha algo à oferecer. Ser líder, estabelecer uma sinergia com o envolvimento e os ideais de todos. Não estou sendo romântico nisso, e sim, pragmático, porque isso é o que motiva as pessoas! Saber que o seu ideal de vida é importante também para o seu trabalho, e para alguém próximo.
Mas para que eu chegue a este ponto, acredito que terei que estudar um pouco mais, talvez não... Manter-me sempre atualizado, é importante, independente de certificações e diplomas (mas se eles forem necessários, irei atrás, sem pressa).
Sinto que muitas, mas muitas pessoas, estudam e ainda não sabem o verdadeiro significado disto em suas vidas. O que as motiva é o salário que terão no final de todo o sofrimento, ou durante ele. Geralmente, mesmo sendo trabalhadoras, esforçadas, têm pouca paixão pelo o que fazem, e até parecem robôs, que têm necessidades fisiológicas e fofocam. E é isto que criamos e continuamos criando.

Esteja preparado quando surgir a oportunidade, é o que o capital ensina. Mas esteja preparado integralmente, não apenas por obrigação.

Viva para tudo. Não alugue o seu tempo de vida esperando o que "pode" estar por vir.


"Viver é morrer, morrer todos os dias por aquilo que lutamos para alcançar e que acumulamos. Morrer para nossa própria importância, nossa auto-compaixão, nossa tristeza, para os prazeres e agonias dessa coisa chamada viver"
                                                                                                                                              Nietzsche

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton