Melhoria X "Pioria"

Bom dia pessoal!

Na empresa em que trabalho existem vários programas de melhoria de processos. Um deles é o famoso TPM (Total Productive Maintenance), que permite que qualquer um da fábrica dê sugestões para as diversas áreas de processos da empresa, seja na área fabril ou na administrativa.

Onde eu trabalhava antes, o TPM também era fortemente presente, mas é impossível comparar uma metodologia destas aplicada à uma empresa de 300 funcionários, com uma de 10.000 funcionários (incluindo terceirizados).

O maior problema de se administrar um sistema de trabalho assim em larga escala é o grande nível de sugestões. E por incrível que pareça, as melhorias não abrangem tanto quanto as "piorias".

O que quero dizer é que as boas sugestões geralmente não têm bons investimentos, ou na maioria das vezes, um bom reconhecimento.

Agora as "piorias", estas sim, chegam a até sair nos jornais da empresa, que circulam quinzenalmente por todas as suas plantas no Brasil. E ninguém às adere, porque não são úteis e só geram custos e prejuízo de tempo e dinheiro (muitas vezes).

Teve um episódio em que até mesmo o diretor da companhia na América Latina veio até o setor cumprimentar o pessoal responsável. Tiraram fotos, saíram nos jornais, e foram mil maravilhas... Mas...
A solução deles acabou se estragando ao tempo, pois era apenas 'perfumaria', não iria nos fazer diferença alguma, nem em segurança e tampouco em economia!

Então, a minha mensagem é a de que se deve avaliar bem as sugestões, pois elas nem sempre são as flores que enfeitarão o seu frutífero jardim.

Até+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud