O Culto ao Ego

O ego é capaz de converter tudo para seu uso próprio, inclusive as práticas espirituais. Aqui no Brasil conhecemos bem isso: "pequenas igrejas, grandes negócios", já se tornou um chavão dentre a sociedade. Se as pessoas não quisessem ficar ricas, igrejas como a 'Universal' e a 'Mundial' não estariam lotadas, não teriam dado certo e não estariam crescendo, se expandindo. Sucesso até nos EUA. Todos querem ser como o modelo que vos é transmitido desde sua infância: "O mocinho das novelas", "a atleta", "a gostosona do bairro", e assim por diante.
As pessoas vão até igrejas, centros, etc., pensando que estão desenvolvendo-se espiritualmente, quando na verdade estão desenvolvendo o seu egocentrismo por meio de técnicas espirituais.
Fico impressionado como pessoas doentes, pessoas realmente enfermas, não são capazes de encarar, aprender e evoluir com a sua própria condição. Alguns vêem nisso um castigo, outros procrastinam à essa vida e se projetam para um "céu", ou um "paraíso", em que toda aquela dor não existirá. É como Nietzsche dizia: "O homem é o criador de seus próprios valores, e vê nisso algo de transcendente, de divino".
Carros, casas, empregos, títulos, conforto... Tudo isso é posto em nome de deus. É como se deus também fosse capitalista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud