Nível atual da rede SENAI

Bom dia!

Bom, ontem fui na formatura da minha irmã mais nova, Thamires, que como a minha irmã mais velha, Thais, também se formou em Mecânica de Usinagem no SENAI, e eu, o mais velho dos irmãos, me formei em Elétrica e Eletroeletrônica pela mesma instituição.


Ambas não exercem a profissão.
A Thais faz administração na FEI, em São Bernardo do Campo, e a Thamires se formou no colegial e terminou o cursinho este ano, e pretende entrar na USP.

Ontem fiz uma comparação com as épocas em que eu me formei, minha irmã mais velha se formou, e agora, minha irmã mais nova, dois anos de diferença entre uma formatura e outra.
Pela própria formatura, pude perceber que a organização foi decaindo, a apresentação também. Até a quantidade de professores foi bem menor.
Mas fora isso, didaticamente, as apostilas estão desatualizadas, assim como os professores e todo o restante das ferramentas e equipamentos utilizados em oficina.
Não digo isso apenas das escolas SENAI que conheço, que são as do grande ABCD paulista, mas em conversa com outros formandos de outras escolas SENAI, este descaso é geral.
Fora que os funcionários, inclusive professores da rede SENAI, parecem funcionários públicos... Sentem-se tão acomodados com o seu posto, que esquecem que estão formando profissionais.
Outro fato que achei o cúmulo e fiquei muito descontente, foi que algumas escolas viraram colégio eleitoral. Logicamente, o SENAI está se tornando uma escola do estado! Essa impressão foi causada pelas suas ações junto com a sociedade e com os alunos.
Outro ponto importante é que o teste para se entrar no SENAI está muito mais fácil, e menos concorrido que antigamente.
Na empresa onde trabalho, uma grande montadora do grande ABCD, e uma das maiores do mundo, percebemos que os jovens do SENAI que estão preenchendo as vagas atuais, mesmo sendo os "melhores dos melhores", não são trabalhadores e inteligentes na área como o pessoal "das antigas", talvez por não quererem exercer a profissão que estão aprendendo...
Minha irmã mesmo, fez o SENAI, conseguiu que uma empresa a contratasse logo no primeiro semestre, ganhando um salário mínimo e meio, fora benefícios, sem nem mesmo precisar ir ao trabalho, pois é norma da empresa não ter menores de 18 anos em sua fábrica.
Foi um bom negócio? Resposta: Sim, sem dúvidas!
Ela irá continuar na área? Resposta: Não...
O que ela ganhou, ajudou a ela pagar um curso de inglês e um cursinho, pois seu sonho é ingressar na USP...
Fico orgulhoso, é claro, mas devo adimitir que, a um profissional a menos na indústria... Hehehe...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud