Visceral

As vísceras sempre fizeram parte de uma parte da anatomia humana vista como "menos nobre" pela medicina. Ainda hoje, quando vemos os médicos e suas especialidades, hierarquizamo-los entre Neurologistas, Cardiologistas, etc..

A quantidade de "Doutores das Vísceras", como o gastroenterologista, que cuida do tubo digestivo e órgãos anexos subiu, mas, dentre os muitos estudantes de medicina, é difícil encontrar algum que queira ingressar nessa especialidade por vontade, por virtude. O mercado tem um chamamento mais forte... O "médico da barriga", ou o "médico do cocô" sempre fica atrás, quando temos um neurologista, ou um vascular ao lado...

A verdade é que as vísceras são as "partes inferiores", o que "fica abaixo", portanto, elas sempre foram vistas de maneira menos nobre do que os pulmões, o coração, a cabeça e etc..

Nietzsche se dizia um filósofo das vísceras, porque tocava em assuntos que eram menos nobres, "tabus", e falava de uma maneira visceral. Cortava como faca.

Em toda empresa existe alguém, ou algum departamento responsável por fazer o trabalho que ninguém quer fazer: desde limpar banheiros a trabalhar com coisas e pessoas complicadas, trabalhos pesados e difíceis (como a área da qualidade, rs), ter de lidar com problemas que ninguém resolve...

O hábito dos americanos de comer cereais durante as manhãs não foi adquirido por acaso: Em meados do século XIX, o consumo de carne dentre os americanos, principalmente os descendentes de irlandeses, era altíssimo. Com uma dieta rica em gordura e proteínas, deficiente em fibras, muitos americanos começaram a ter problemas com as vísceras, e com o banheiro.

Cortar barrigas e limpar o que estava preso era tarefa corriqueira dos 'enfermeiros' da época. Muitos pacientes morriam de infecção após a cirurgia, muitos de apendicíte... Não se sabia o que fazer.

Perceberam que alimentação pesada e pobre em cereais era a principal razão de todas aquelas pessoas doentes. Uma alimentação rica em carne de porco e carne vermelha era vista como uma boa alimentação pelos 'novos americanos'. Foi ai que os irmãos Kellogg's começaram o seu império, vendendo cereal sortido e empacotado para o café da manhã do americanos (confira aqui).

O que quero dizer com essa história é que os tabus precisam ser quebrados, e, para começarmos este processo, é necessário que nós passemos os assuntos pesados pelas nossas vísceras! Sim! Que o racismo e a indiferença sejam debatidos nas escolas! Que a homossexualidade e a androgênia sejam vistas por outros olhos que não sejam os do preconceito! Precisamos começar a digerir a grande desigualdade social em que vivemos, principalmente no Brasil! Digerir não significa aceitar, e sim entender quais são as suas causas e como podemos, ao menos, diminuir essa desigualdade, e assim sair desse status-quo de profunda ignorância e desconhecimento em que se encontra a massa brasileira.

Precisamos começar a "limpar as nossas privadas", a "empacotar os dejetos", a "enterrar os defuntos"... Só assim, poderemos começar a ser 'mais' livres, e assim poder ter a certeza que não estamos fazendo da vida algo efêmero e sem encanto, algo como uma lâmpada ligada, no meio de muitas, que formam uma imagem desigual e entrópica, e que essa lâmpada vai se apagar, e outra irá surgir, também não fazendo sentido, no meio de muitas.

Sejamos viscerais.

Postmodern Anarchy: https://books.google.com.br/books?id=O0UOPAn2hJwC&pg=PA53&lpg=PA53&dq=nietzsche+viscera&source=bl&ots=x4VMw5HhQ0&sig=4GwIDgj4nm3LamQLMkweywxFovU&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwi6rbaZiMbKAhVBFh4KHYfLCiwQ6AEIOTAE#v=onepage&q&f=false

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud