Dicas - CUIDADO NA COMPRA DE VEÍCULOS USADOS

1 - Se viu o veículo em um anúncio veículado na internet ou em qualquer outro canal, procure saber se tudo o que foi mostrado no anúncio é verdadeiro. Ligue para o anunciante e "sinta" qual é sua intenção.

2 - Ao analisar o veículo pessoalmente, ou até mesmo por telefone ou mensagem, pergunte:
-  Sobre a documentação deste veículo, se existe alguma restrição no documento;
-  Se o veículo já sofreu algum sinistro, se já sofreu batida, problemas mecânicos ou elétricos;
-  Se já foi veículo de fumante;
- Se a manutenção está em dia e se ítens como óleo e filtros foram trocados dentro do prazo;
- Se o anunciante diz que todas as manutenções foram carimbadas pela concessionária, verifique a autenticidade.

3 - CUIDADO COM VEÍCULOS QUE OS DONOS DIZEM QUE O ESTEPE É ORIGINAL: VOCÊ PODE TER PREJUÍZO COM O ESTEPE.

Pneus têm data de validade (em torno de 5 anos) e não podem ser usados após seu vencimento. Para maiores informações, consulte este link:
http://www.carrodegaragem.com/como-ver-a-data-de-validade-do-pneu-do-seu-carro/
Ps.: Digo isso porque, no meu último carro, tive esse prejuízo. É claro que, estepe sem uso é algo que pode pesar na comprovação de que o veículo foi bem cuidado, mas, por falta de conhecimento, essa se tornou uma prática comum e uma vantagem. Pneus parados podem deformar e perder suas características principais, que garantem conforto e segurança aos ocupantes do veículo. 

4 - Como você entrou em contato com o anunciante, provavelmente gostou do veículo e, principalmente, do preço. Tenha certeza de que o valor ofertado está dentro das realidades do mercado, e, para isso, leve em consideração a relação preço X estado de conservação do veículo. Pesquise bem, consulte as tabelas FIPE e WebMotors, além de sites de grande veículação de anúncios, como OLX e Mercado Livre.

5 - Ao verificar o veículo pessoalmente, peça para andar ao lado do motorista, como passageiro e, se o local for seguro e você, principalmente, se sentir seguro e o anunciante permitir, peça para dirigir o veículo para "sentí-lo". Faz muita diferença.
Eu, particularmente, apenas dirijo carros e motos que quero comprar quando estou em um local bem seguro, como um grande estacionamento. Sempre marco em lugares assim, como estacionamentos de grandes mercados e shoppings. São planos e previsíveis. Geralmente, às manhãs são vazios. E o principal: são previsíveis.

6 - Para carros, verifique:
- Se a quilometragem é original;
- Ruídos ao guiar;
- Se a passagem de marchas ocorre sem trancos, barulhos ou trepidações;
- Se a suspenção está trabalhando corretamente, sem socos;
- O veículo está alinhado? Sinta ao guiar e observe a geometria do veículo de fora dele;
- Abra o capô e verifique se existem fios emendados, e peças soltas;
- Se o veículo "fuma";
- Verifique se a bateria está em bom estado; 
- Cuidado com veículos que receberam muitas lavagens no motor. Mesmo o motor sendo resistente à água, ela é perigosa, principalmente para os fios e módulos. Não me importo com motores sujos, mas, cuidado: eles podem esconder vazamentos;
- Procure por vazamentos. Motor, câmbio e amortecedores são áreas propícias. Verifique as tubulações e o sistema de ar-condicionado;
- Verifique o funcionamento de todos os opcionais do veículo;
- Verifique se o ar-condicionado foi higienizado e se está atingindo a temperatura mínima;
- Cuidado com veículos que possuem teto-solar: em fortes chuvas, se as guarnições de vedação não estiverem boas você pode ter infiltração de água dentro do veículo;
- Verifique as laterais, teto, colunas e busque por amassados, marcas de reparo com massas e trabalhos de martelinho (seu olhar deve estar afinado);
- Verifique toda a parte externa do veículo. Atenção redobrada para os plásticos: párachoques e páralamas plásticos são áreas frágeis;
- Verifique em baixo do veículo e busque por danos causados por lombadas, buracos, pedras, trilhas, etc.. No caso de SUV's, o cuidado deve ser redobrado. Em SUV's grandes, preste atenção nas travessas dos chassis e busque por soldas, reparos, danos e amassados;
- Verifique se os vidros são originais e se todos têm o mesmo número de chassis;
- Verifique os bancos e busque por desgastes, marcas de uso, manchas, descosturas, etc.. Você pode ganhar um desconto!
- Verifique bem o painel de instrumentos, o console central, o volante e botões de comando, painéis de porta, etc.. Você pode ganhar um desconto!
- Verifique se o consumo está compatível com os padrões de motorização; 
- Verifique se o desgaste geral é compatível com a quilometragem e o preço do veículo;

Para motos, verificar:
- Mecânica, elétrica - Estado geral;
- Verificar se o som de trabalho do conjunto mecânico está normal;
- Verifique se a moto apresenta ralados nas áreas inferiores: pode indicar uma queda;
- Verifique se a moto "fuma";
- Cuidado com adaptações: escapamentos deixam o motor com um som lindo, mas, você sabe qual é o preço disso? Estudos comprovam que, a longo prazo, o motor sofre, além de poluir mais;
- Observe a moto inteira e busque por marcas de queda;
- Observe toda a parte plástica e veja se aparenta estar "queimada de Sol", com um aspecto ruim;
- Se a moto está alinhada;
- Se o kit da relação está em bom estado;
- Verifique se a bateria está em bom estado;
- Se o consumo de combustível está dentro dos padrões de motorização;
- Se o estado geral da motocicleta é compatível com o preço e com a quilometragem.

7 - É de boa técnica que o veículo seja vistoriado e de que um laudo seja emitido. No início, achei que isso era mais uma máfia instaurada pelos departamentos de trânsito, mas, já fuji de uma fria quando fiz o laudo de uma Pick-up... Faça o laudo com o proprietário do veículo e pague apenas depois da aprovação. Válido para moto também.
Últimamente a vistoria tem sido necessária por conta do número dos chassis e do motor ficar em lugares escondidos, em carros e em motos. Acompanhe o profissional para que ele não danifique o seu veículo durante essa análise.

Ps.: É claro que eu esquecí algo. Deixe nos comentários! Será adicionado posteriomente!

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