Minha Honda Varadero 2007/2007

Custo benefício. Essa é a palavra de ordem para quem pretende comprar uma Honda Varadero. A moto é fantástica! Já rodei 10.000Km com ela e agora posso falar alguma coisa com propriedade.

Conforto
Viajei para o Espirito Santo, e fiz o retorno de Vitória até São Bernardo do Campo em ~6 horas! Quando eu desci da moto, não estava cansado, ou com o corpo dolorido. Senti sim um leve adormecimento das pernas por conta da circulação sanguínea, mas a coluna e os braços estavam normais! A posição de pilotagem é confortavel (tenho 1.80m) e o banco tem uma distância bem ajustada das pedaleiras.

Potência
A moto é um trator... Deve-se ter cuidado no manejo... Pilotos pouco experientes podem abrir o acelerador demais e causar um acidente.

Na estrada a distribuição de torque é linear e pude perceber o torque presente em todas as rotações, mas com maior intensidade entre os 3.000 e 4.000 giros. A sexta marcha é considerada uma marcha de cruzeiro, mas é possível sentir potência suficiente para uma ultrapassagem suave, por conta da distribuição bem equilibrada do torque em relação ao câmbio.

Velocidade e Estabilidade
A moto é uma Maxxi Big-Trail. Ela não foi feita para atingir os limites do velocimetro. O velocimetro da Varadero marca uma velocidade máxima de 230Km/h e é possível atingir esta velocidade, mas, eu não senti segurança. A moto vibrou muito, e, quando senti que estava perdendo a frente, reduzi. A sua distribuição de massas não foi feita para correr muito. Em uma velocidade de cruzeiro de ~150Km/h, senti maior estabilidade com o tanque carregado de combustível (da metade ao limite). De acordo com o uso do combustível, a moto tende a ficar mais leve, e é ai que mora o perigo: a moto começa a "dançar" na frente.
Nas curvas, a Varadero se mostrou bem equilibrada, mesmo com o tanque bem cheio. A moto "cola" no chão, literalmente!

Freios
Sempre fui cético com freios combinados. Tenho na PCX e não confio muito neles na chuva. Na cidade este sistema se comporta muito bem, mas peguei uma chuva leve com a PCX (daquelas que não "lava" o asfalto) e escorreguei. Sempre tive este receio com a Varadero, pois esta, diferente da PCX, que possui CBS (Combined Brake System) a Varadero possui um sistema que garante maior segurança, segundo a Honda. É o Dual-Combined ABS, que faz com que a moto use os dois freios enquanto o piloto freia apenas um, e garante o uso integral do ABS (não possui botão de desligamento do sistema).
Na terra eu não gostei deste sistema. Tive que andar bem devagar nas estradas de terra com cascalho, porque o chão seria certo! Agora, na estrada... A moto pára! Sua frenagem é fantástica! Só testando para comprovar.

Painel de Instrumentos
Incompleto. A moto precisaria de um marcador preciso da quantidade de combustível. Quase fiquei na mão, porque a reserva acende quando o tanque tem apenas 4 litros de combustível. Um pecado gravíssimo que a Honda cometeu.
Um indicador de marchas seria bom, já que a moto possui 6...
O painel é todo revestido com plásticos, que podem amarelar com o tempo e com a incedência do Sol.

Manutenção
Robustez. Só Pneus, óleo (fortuna a cada troca, porque vão 3,6l do Motul 3000), filtro, pastilhas e só. As pastilhas gastam bem rápido porque o sistema do Dual-Combined ABS pulsa muito as pinças de freio para evitar o travamento das rodas.
A minha Varadero está com 20.000Km e sinto que já preciso fazer um re-aperto geral, porque a vibração tem chegado um pouco mais para os braços, e isso não é seguro.

Dirigibilidade e Manejo
O tanque da Varadero é muito grande, são 25 litros. Com o tanque cheio, a moto se comporta de forma bem diferente do que quando está com 10 litros, por exemplo. Para uma tocada na cidade, não recomendo andar com o tanque com mais de 12 litros, aproximadamente. O nosso trânsito (do centro de São Paulo) é muito imprevisível, então adotei essa prática para não sobrecarregar demais os músculos das pernas em um momento de emergência, no qual o piloto precisa parar a moto e já se apoiar no chão. É claro que, se você for bem mais alto e mais forte do que eu isso não será problema...

Custo x Benefício
Excelente.
Leia: http://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/honda/xl1000v-varadero/2001/

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, DOHC, 2 cilindros em “V” a 90º, 8 válvulas, arrefecimento a líquido
Capacidade cúbica: 996 cm³
Diâmetro e curso: 98,0 x 66,0 mm
Taxa de compressão: 9,8 : 1
Potência máxima: 95 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 9,9 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Diamond (pivotless) de seção tubular
Suspensão dianteira: Garfos telescópicos de 43 mm de diâmetro e 155 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida Pro-Link, com curso de 116 mm e
ajuste do retorno e da pré-carga da mola
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante de 296 mm com pinças de 3 pistões (com sistema DCBS e ABS)
Freio traseiro: Disco simples de 256 mm de diâmetro com pinça de dois pistões
Pneu dianteiro: 110/80 – ZR19 sem câmara
Pneu traseiro: 150/70 – ZR17 sem câmara
Comprimento total: 2.295 mm
Largura total: 925 mm
Altura total: 1.500 mm
Distância entre eixos: 1.560 mm
Distância do solo: 181 mm
Altura do assento: 838 mm
Peso seco: 241,5 kg
Tanque de combustível: 25,0 litros (4,0 l de reserva)
Cores: Prata e Vinho  
Preço em 2007: R$ 52.561,07
Preço em 2016: R$30.000,00 (em perfeito estado, com menos de 20.000Km)

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