DICAS - Cuidado com BORRACHEIROS

Não, não são os mosquitos Borrachudos. Cuidado com os borracheiros...
Quando pensamos em borracharia, é difícil vir a mente um local organizado e limpo...

Já tive muitos problemas com borracheiros.
Certa vez viajei com a família para Peruíbe, e percebi que o meu pneu dianteiro esquerdo havia baixado muito. Calibrei o pneu, e voltou a baixar.

Procurei um borracheiro no centro da cidade. Encontrei uma borracharia bem grande, chamada de 'Centro Automotivo'... O borracheiro retirou o pneu da minha Pajero (deu trabalho) e o mergulhou em uma banheira com uma água literalmente 'preta' (como essa da foto abaixo).
Fotografia: Mariana Ávila - Flickr
Com o pneu mergulhado na tal banheira, o borracheiro veio até a frente da borracharia e me mostrou um parafuso enorme. Ele me disse que aquele parafuso estava no meu pneu.

Em seguida, veio um outro cara, que parecia ser chefe do borracheiro ou dono do lugar. Este ficou me enchendo o saco para que eu comprasse um pneu novo, porque aquele que estava alí, na banheira, já era.
Exigi que o meu pneu fosse consertado. Disse que era incorreto trocar um pneu apenas. Se o fizesse, o veículo ficaria desbalanceado e ficaria inseguro nas estradas, nas curvas, em tudo. E, tem outra: o meu pneu não estava muito ruim! Ainda poderia rodar uns 5.000Km fácilmente.
Ficou em R$50,00. Achei caríssimo! Sem opção, autorizei o reparo.

Enfim... Analisei bem o reparo, e, tive certeza: pelo tamanho do remendo utilizado, não havia sido aquele parafuso que tinha furado o meu pneu. Mas, de onde veio o tal do parafuso?

O furo tinha sido pequeno. Consegui calibrar o pneu e chegar até a borracharia sem problemas...
O reparo foi tão bem feito que vendi o carro ainda com aqueles pneus!
Eles queriam mesmo é me empurrar um pneu, no valor de R$600,00!
Cuidado com a Dengue, Zika e Chikungunya.
A ideia para escrever este post veio no meio da semana passada, quando o pneu dianteiro da minha scooter PCX furou.

Tive sorte e consegui encontrar um borracheiro muito honesto e íntegro. Eu fiquei impressionado com a simplicidade e limpeza de sua borracharia. O que mais me impressionou foi a conservação de suas ferramentas, seu cuidado, e, principalmente, a sua "banheira"! Sim! Seu "recipiente" para verificar furos em pneus e câmaras... Uma bombona bem grande cortada ao meio, com uma água bem limpa e coberta por uma tela. 
Borracharia do Seu Antunes, em Diadema.
Tive curiosidade e perguntei a ele a razão daquela água limpa e daquela tela, porque sempre vi os borracheiros usarem uma água, no mínimo, turva, em uma banheira grande e velha, como essa mostrada abaixo:

Cuidado com charlatões
Então, o Seu Antunes me explicou:
"Tem muita borracharia por ai que deixa a água toda preta, com um monte de prego, parafuso, grampo, no fundo da banheira. Eu não faço isso! Esses cara pegam um prego qualquer e mostram pro cliente, dizendo que tinha sido aquele negócio que tinha furado o seu pneu! Muitas vezes o que fura o pneu já não está mais no pneu, então, até pra aproveitar e assustar o cliente, eles fazem isso. As vezes pra vender uma câmara de ar, um pneu, ou até pra cobrar mais por um remendo bem básico. Alguns, até rasgam o pneu do cliente na água!"
Liguei os pontos. Depois de vários pneus reparados em alguns carros e motos, tive um insight, e percebi que fui enrolado, no mínimo, 3 vezes! Em Peruíbe eu não tenho dúvidas!

Espero que essa dica te ajude. Cuidado com os borracheiros pilantras. Procure fazer uma inspeção visual nos seus pneus antes de colocá-los para reparo. Espero que encontrem profissionais de confiança, porque borracheiro é aquele profissional que, curiosamente, a gente só precisa quando estamos longe de casa.

Um abraço e, tomara que nossos pneus não furem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton