S.B.C., terça-feira, 02 de Junho de 2020

Boa noite. Estava a escolher algum assunto para falar a respeito, apenas divagar sobre o tema. E, sendo hoje o dia em que a minha esposa vai para a décima internação após a realização de algumas cirurgias plásticas, não me passa outra coisa pela cabeça a não ser o pensamento sobre as vantagens e desvantagens da cirurgia plástica.
Minha esposa virou PHD no negócio. Já fez tantas e já indicou tanta gente para fazer que ela conhece bem a respeito dos resultados, dos requisitos, das contra-indicações, dos efeitos colaterais e etc.. O que a ajuda é que ela também é da área da saúde, então, tecnicamente, ela consegue se aprofundar mais em algumas questões.
Falo que ela já fez muitas, porque, para mim, 3 é um número grande. Seria 4 se contarmos com a última intervenção cirúrgica que foi para retirar uma grande necrose que se formou entre os músculos abdominais e as camadas de pele. Isso ocorreu devido a diversos fatores que não tenho tarimba no assunto para detalhá-los, porém, sei que foi por causa de uma abdominoplastia em que houve muita intervenção cirúrgica, muita retirada de tecidos e, por parte da paciente, não foi feito o repouso recomendado... minhas esposa não parava quieta, tampouco o nosso bebê. Isso mesmo, ela fez essa cirurgia tendo um bebê de oito meses de vida.
Nessa mesma intervenção o médico fez os seios, trocou suas próteses e as deixou em baixo dos músculos do peitoral, além da abdominoplastia e de algumas lipoaspirações pequenas.
Confio no trabalho do médico. Só não aceitei que ele fizesse esta cirurgia sabendo que ela tinha um filho pequeno.
Minha esposa foi inconsequente e passou por cima até mesmo do meu posicionamento, pois eu era contra tudo isso.
Os seios dela estavam muito ruins, com uma prótese antiga, que estava praticamente "dissolvida" após a amamentação do bebê. E, para agravar, apareceu um cisto em um dos seios, o que nos deixou extremamente preocupados. Esse foi o motivo de ter de operar: a prótese ruim poderia favorecer o crescimento destes cistos e isso poderia evoluir em um câncer de mama. Então, minha esposa aproveitou e já realizou, também, o procedimento de abdominoplastia e lipoaspiração.
Foram dez horas e quinze minutos de cirurgia. Eu esperei acordado.
O médico saiu do centro-cirúrgico realmente esbaforido, muito cansado. Era nítido. Ele me falou que a cirurgia havia sido um sucesso e que havia a deixado do jeito que ela queria e disse que a sorte é que ela era leve (estava com 52Kg no momento da cirurgia).
O pós operatório foi horrível. Tive que cuidar dela e manter uma pessoa full-time para prestar cuidados. Já na primeira semana ela começou a não seguir mais uma dieta saudável e partiu para a ingestão de tudo o que não podia: fast-food, produtos com muito sódio, embutidos, doces, etc..
O resultado desta indisciplina é este que estamos vivendo agora: minha esposa sente dores frequentes na região abdominal e no seio esquerdo, e, no dia de hoje, a deixei no hospital, em plena época de pandemia do COVID-19.
Eu não sei mais o que fazer com a minha esposa neste estado. Sei que o médico tem uma parcela de culpa, mas, a maior culpada foi ela. Penso que foi ela até mesmo porque escolher fazer a cirurgia plástica com bastante convicção, e cada um deve ser responsável pelo próprio destino quando se faz as suas próprias escolhas. Pagamos por este preço e ela está pagando com juros altíssimos.
A proposta deste texto é trazer à tona o fato de que a cirurgia plástica tem os seus riscos, gravíssimos, e não podemos tratar este assunto apenas como uma opção para pessoas insatisfeitas consigo mesmas e que tem dinheiro para se tornaremos menos insatisfeitas com vossos corpos.
Para mim, a cirurgia plástica puramente estética chega a ser até mesmo uma doença. Já vi pessoas deformadas por buscarem um ideal de beleza inatingível. Ou, como o próprio Doutor que operou a minha esposa uma vez disse: "...ótimo que você está magra. O pior é receber clientes que querem ter um corpo de miss e pesam 120Kg."... vocês acham que, mesmo assim ele não operava estas clientes gordinhas? Mas é claro que sim, o lucro é o que importa!
Enfim, estou sozinho. Minha esposa tem sofrido muito e espero que esta última intervenção seja um sucesso. Espero que desta vez realmente o problema seja resolvido.
Para mim, cirurgia plástica puramente estética é para pessoas com desvios de personalidade. É tão bonito gostarmos de nós como somos. Se a cirurgia é corretiva e necessária para a manutenção da vida do paciente, ou até para corrigir algo causado por um acidente, a cirurgia plástica deve ser realizada.
Lembre-se do grande piloto de Fórmula 1, Nick Lauda, que dizia que o melhor que o aconteceu foi ficar mais feio do que ele já era.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton