10 fatos para avaliar ao comprar um veículo 0Km recém-lançado (modelo novo)

Para ser breve neste post, comprar carro recém lançado nem sempre é uma grande vantagem.
Quando uma montadora acaba de sair de um momento de lançamento, que chamamos de "launch", é um período muitíssimo delicado.
Os pontos que tornam este momento delicado são:
  1. Início de produção com um modelo novo, com a curva de aprendizagem dos operadores envolvidos na montagem e produção do produto final ainda em ascensão;
  2. Fornecedores também possuem o mesmo problema;
  3. "Lessons to be learned" - Ou seja: lições a serem aprendidas com os problemas internos e externos, mostrados pelos indicadores de qualidade da fábrica e os indicadores de campo (T.G.W. - "Things Go Wrong");
  4. Muitas vezes a nacionalização de muitas peças estão em andamento, o que é ruim, pelo fato da compatibilidade dos designer's estrangeiros com os nacionais não terem "matching". Este item é interessante, porque a engenharia também pode errar na nacionalização, ou entrar com uma redução de custos ("pioria"), sob o produto. Mudanças de matéria prima e acabamentos são os mais comuns.
  5. O preço inicial geralmente é maior;
  6. Os critérios de qualidade ainda estão sendo alinhados. Aqueles itens que "só quem conhece vê", por questões de volume de produção, acabam liberando, e o auditor principal é o cliente final;
  7. Acordos sindicais atrasam os prazos e consequentemente a qualidade do produto final, devido aos veículos ficarem parados na planta por um período maior que o usual, e com isso estarem sujeitos a intempéries e imprevistos, como colisões no pátio, etc.;
  8. Atrasos das entregas dos fornecedores fazem com que as engenharias emitam ALERT's para efetuar a montagem do veículos com peças compatíveis. Parafusos e produtos químicos são os mais comuns. É um item delicado, pois o ALERT pode ser emitido para um material mais nobre do que o comumente usado, assim como o contrário;
  9. Revistas e meios de comunicação emitem muitas informações ainda não confiáveis sobre os lançamentos. Confie nas opiniões dos clientes, aqueles que compram e podem qualificar o produto pelo o que ele realmente é (sempre com bom-senso e escutando várias pessoas);
  10. Devido a grande procura, o tempo de espera é muito maior. Seja paciente e aguarde o mercado se fazer presente. A opinião público pode fazer os preços subirem e os prazos aumentarem, mas também pode acontecer o contrário. Alguns veículos são injustiçados, como os antigos Gurgel's e os atuais chineses, que há quem ame e quem odeie.
É legal ter um modelo que ainda ninguém tem. Lembra do carro do Pica-Pau?
No início do post eu digo que nem sempre é vantagem, mas isso não é ruim. As chances de existirem problemas é maior, mas isso não te impede te obter sucesso com um lançamento. Temos exemplos excelentes no mercado nacional, como o Hyundai HB-20 e o Ford New Fiesta, que estão com índices de aceitação inicial muito superiores aos previstos pelos seus fabricantes.

Avaliem.
Um abraço e boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud