Das Experiment (A Experiência) - 2001

Encontrei este filme por acaso. Isso mesmo, estava procurando pelo filme de 1995 que tem o mesmo nome em português, só que não tem nada a ver com o tema deste filme alemão.
O conteúdo deste filme é estudado no curso de psicologia de algumas universidades, pois explora o lado "negro" do homem, que se resume na famosa frase: "Quer conhecer um homem, então dê poder à ele!".
Sinopse:
Tarek Fahd (Moritz Bleibtreu) participa com outros 19 candidados em experimento de uma simulação em uma prisão por duas semanas, anunciada num jornal. Os candidados são selecionados pelo computador para ser prisioneiros ou guardas. O experimento começa tranquilo, mas rapidamente corrompe os guardas, em particular Berus (Justus von Dohnanyi), que desenvolve tendências megalomaníacas. Prof. Klaus Thon (Edgar Selge), que já previa todas essas reações desde o começo, não acaba com o experimento.
Com o passar do tempo, os guardas passam boa parte do tempo tentando esconder suas ações e manter o experimento ativo, aprisionando dois cientistas, incluindo Grimm. Com as ações dos guardas fora do controle, entre elas matar um prisioneiro apenas por raiva, leva o restante do grupo a tentar fugir e acabar o experimento. Com a chegada do professor Thon e com a morte de um guarda, todos percebem o nível que as coisas chegaram, finalmente acabando com o experimento. Berus, no entanto, é preso por seus atos.



Assisti o filme recentemente e achei o máximo. O conteúdo choca a alguns, porque é a mais pura realidade do ser humano, e ao mesmo tempo mostra a verdade "nua e crua" do abuso de poder, e assim, trás a ideia de que a imposição de limites é necessária. Recomendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton