Humildade Científica e Religião

Vocês estão delirando!
Quando vejo alguns debates sobre as muitas teorias científicas que vão contra algum ensinamento religioso, penso em como os participantes da discussão atuam. Geralmente os religiosos não mantém humildade alguma, não aceitam nem ao menos pensar ao viés do outro! Chega a ser arrogante, mas o impressionante é que os cientistas (grande parte, cerca de 93% da elite científica do planeta é ateísta), estão tomando uma postura muito semelhante. Como exemplo, cito Richard Dawkins, que com até um cunho de agressividade, debate ferrenhamente com os religiosos, e apesar de concordar com muitas das ideias de Dawkins, penso que não é o meio mais inteligente de fazer com que as pessoas aceitem a ciência, até mesmo em paralelo à religião.
A pior forma de fazer alguém aprender algo é com imposição. E impor uma ideia é um crime à razão de qualquer um. É isso que as religiões fazem há milênios e é isso que o ateísmo moderno está fazendo com as pessoas. Sim, é uma missão muito difícil, porque a ideia do "eterno retorno" nunca irá sair da mente de muitas gerações. Ainda existem ceitas que acreditam em Horus, outras em Zeus... Um mito nunca morre.
Penso que as pessoas recorrem às religiões por vários motivos, mas os principais seriam:  o "materialismo espiritual", a busca por alguma forma de conforto para a mente (uma "palavra amiga"), e por todo e qualquer tipo de resposta para as suas perguntas ("a busca por verdades absolutas"). Acreditar em uma religião não é má ideia, não é mesmo? [rs]. É mais fácil e menos doloroso.
Não tenho pré-conceito nenhum dos religiosos. Eles que devem parar de serem preconceituosos com os ateus. Já contribuímos muito para a evolução da vida em sociedade, e não iremos parar. Se utilizamos celulares e redes sociais atualmente, é porque muitas pessoas foram além do dogma e encontraram uma razão para a própria existência: melhorar o mundo, porque a única certeza é de que no final de tudo morreremos.
É dai que vem o termo "humildade científica". Se entregar à dúvida, ao acaso, e a partir disso dar sentido à própria existência, pensar por si mesmo, questionar até mesmo o inquestionável, pensar o impensável. Humildade é admitir que não sabe...
Concordo com  o filósofo Alain de Botton. Vamos aproveitar o que as religiões têm de bom à nos oferecer! Vamos melhorar o mundo!
Utopia?
Anexos:
Trechos do livro de Marcelo Gleiser - Criação imperfeita: cosmo, vida e o código oculto da natureza (Editora Record, 2010):

"A ciência é uma construção humana, uma narrativa que criamos para explicar o mundo a nossa volta. As “verdades” que obtemos como a lei da gravidade universal de Newton ou a teoria da relatividade especial de Einstein, apesar de brilhantes, funcionam apenas dentro de certos limites. Sempre existirão fenômenos que não poderão ser explicados por nossas teorias. Novas revoluções científicas irão acontecer. Visões de mundo irão se transformar. Infelizmente, vaidosos que somos, atribuímos peso demais às nossas conquistas. Iludidos pelo nosso sucesso, imaginamos que essas verdades parciais são parte de um grande quebra-cabeça, componentes de uma Verdade Final, esperando para ser desvendada (página nº25)."

"O primeiro passo é admitir que a ciência tem limites, que a sua prática e os cientistas que a praticam têm limites. A ciência tem que ser humanizada, relacionada com a cultura em que existe. Precisamos confessar nossa surpresa ao nos depararmos com um universo aparentemente cada vez mais misterioso; Precisamos ser mais humildes ao declarar o quanto sabemos sobre o mundo, não nos esquecendo do quanto não sabemos (página 42)."

Download's:
Alain de Botton - Filosofia, um guia para a felicidade (2000):
Deus - Um Delírio (Debate de Richard Dawkins X John Lennox - 2007):
Religulous - 2008 (Documentário humorístico sobre a religião. Vale a pena ver, apesar de ser um pouco "ácido", é bem humilde e realista, além de muito corajoso):

"Acredite no que quiser. Vamos apenas nos unir e fazer um mundo melhor. Para todos!"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud