'O acesso à justiça realizado pelo ensino superior' e o curta 'Vida Maria'

Enunciado:

Para esta semana, a proposta é de que vocês leiam o texto "O acesso à justiça realizado pelo ensino superior", disponível no link:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7388#

Depois de ler o texto, vejam o curta "Vida Maria", disponível no Youtube, acessando pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=zHQqpI_522M


Após ler o texto e assistir ao vídeo, entre no espaço do Fórum Vida Maria - aula virtual 3 e participe da discussão proposta (o Fórum ficará aberto até dia 12 de setembro para participação) - esta atividade faz parte da composição de notas.


O texto a respeito do o acesso à justiça por todos os cidadãos se relaciona com o vídeo “Vida Maria” quando pensamos na realidade brasileira: Por graves problemas estruturais, as histórias de muitas mães continuam se repetindo em todo o país. Falta de educação básica, trabalho e infraestrutura faz com que muitas crianças deixem de viver a sua infância como se deve, para muito cedo ajudar a família nas tarefas diárias.
Concordo com os colegas que citaram ao longo do fórum sobre os fatores que tornam a realidade exposta pelo curta como triste e revoltante, ao passo que o contraponto que necessitamos fazer é a respeito da relação que o ‘acesso à justiça’ tem diante dessa realidade social. Quanto maior for o nosso descaso com as políticas de base, como a estrutura educacional do país, maiores serão, também, as nossas lacunas jurídicas.
Como diz o texto, os problemas com a falta de acesso à justiça são tantos, que, também por falta de educação, as pessoas acabam resolvendo os seus conflitos de maneira praticamente “selvagem”, com agressão física, moral e, muitas vezes, até mesmo “na bala”, como cita no texto o Dr. Cleverson Machado, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Apesar do fomento à políticas de assistência jurídica ter crescido, inclusive amparado por leis federais e estaduais, a conclusão que tiramos desta análise é a de que nunca será suficiente o acesso público à justiça, se os problemas sociais apenas crescem. Estes continuam a crescer, devido à falta de opção que as famílias de baixa renda possuem nas regiões mais pobres e afastadas do país: muitas mães e pais tiram os seus filhos da escola por necessidade de mão de obra, e estes, acabam crescendo sem a educação adequada para a vida em sociedade, e até mesmo a vida em família, apenas aumentando a quantidade de conflitos e sobrecarregando a justiça, que não consegue atender a todos, infelizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud