Vlado - 30 anos depois

Esse é um documentário brasileiro lançado em 2005, que não conta penas a história do jornalista Vladmir Herzog, nascido na antiga Iugoslávia e naturalizado brasileiro após arduamente ter conseguido fugir com sua família para o Brasil. Esse é um documentário que conta também a história da ditadura militar no Brasil, e com relatos muito pessoais daqueles que foram vítimas do sistema de tortura que foi imposto à qualquer "suspeito" pelos ditos policiais do antigo DOI-CODI de São Paulo, antigamente localizado na rua Tutóia Nº921, num bairro que, por piada, se chama "Paraiso".

O documentário é altamente recomendado para todos os brasileiros, e deveria ser mostrado a alunos do ensino médio das escolas brasileiras, que, por ignorância, exaltam a ditadura militar no Brasil, além daqueles pseudo-intelectuais que lêem revista Veja e assistem a Rede Globo, que não conseguem entender a política pela imensa quantidade de lixo intelectual e mentiras, que tomaram como verdade e acumularam durante o tempo.



Fiquei impressionado pela maneira como o documentário foi filmado, quase encostando a câmera no nariz de alguns entrevistados! Isso ajuda a mostrar a verdade estampada no rosto daquelas pessoas, sem dúvidas!

Por Vladimir Herzog, pelo fim da ditadura militar e pela paz, milhares de pessoas se reuniram na Catedral da Sé, judeus e católicos, céticos e crentes, e celebraram juntos uma missa que marcou o já previsto declínio do regime.

O documentário não é longo, e muito menos entediante. Vale a pena conferir e reconferir, porque 'Um povo que não conhece a sua história, tem tendência em repetí-la', e como cidadãos do mundo, é o mínimo que podemos fazer para protegê-lo.

Fontes:
http://www.imdb.com/title/tt0485439/
http://omelete.uol.com.br/cinema/ivlado-30-anos-depoisi/#.U1p74_ldX_M
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista_de_Andrade
http://pt.wikipedia.org/wiki/DOI-CODI
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Herzog
http://docverdade.blogspot.com/2009/11/vlado-30-anos-depois-2005.html
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/Vlado-%96-30-Anos-Depois/12/7751

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud