Ai - Inteligência Artificial (2001)

De tantas críticas negativas que ouvi, quase não assisti a Inteligência Artificial, mas tomei a iniciativa. É difícil entrar em um site de críticas e resenhas de filmes, em um site brasileiro principalmente, que não "detone" o 'Ai'.
Lembro que, na época do lançamento de do filme, quem assistia se sentia meio "insultado", porque, de certa forma, o 'Ai' mexe com as crenças das pessoas.

Sinopse:

A.I. Artificial Intelligence (br/pt: A.I. - Inteligência Artificial) é um filme de ficção científica de Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos. O roteiro criado por Spielberg foi baseado em um conto de Brian Aldiss chamado Supertoys Last All Summer Long.
Num futuro "não-tão-distante", as calotas polares derreteram, resultando em uma invasão dos oceanos nas cidades costeiras do globo terrestre. Evadida para o interior dos continentes, a raça humana continua "avançando", principalmente tecnologicamente, atingindo o ponto de construir robôs realísticos (chamados de "mecha's"), que servem aos humanos, inclusive sexualmente. Uma das companias fabricantes de robôs contrói 'David', uma criança artificial que é a primeira a possuir "sentimentos reais", especialmente um "amor sem-fim" pela sua "mãe", Monica. Monica é a mulher que adota David como seu filho, que substituiria seu filho real, que está em internado em coma profundo, com uma doença "incurável". David vive feliz com Monica e o marido, até quando o "filho real" do casal retorna para casa depois que a cura da doença é descoberta, a vida de David muda dramaticamente.
Fonte: Wikipédia e IMDb (trad.).

O filme consegue tratar de diversos dilemas, mas o principal deles é: 'É possível fazer uma máquina amar'?; Como fazer as máquinas compreenderem as coisas "humanas`?; 'Um humano pode amar uma máquina'?...
Stanley Kubrick quis rodar A.i. por 20 anos, mas falaeceu logo no final da produção de "De Olhos Bem Fechados", em 1999, e Spielberg assumiu o compromisso, depois de longas conversar e trocas de ideias via fax entre os diretores.

A.i. deixa no ar a questão da inteligência, e como quase todo o trabalho que tem o dedo de Kubrick, coloca a questão da vida extra-terrestre em evidência, como fica claro no final do filme. No fim de A.i., percebemos que a inteligência humana não durará para sempre, sendo David o primeiro (?) "ser" que faz contato com E.T.'s, revivendo a sua experiência de amor materno como um "presente" dos visitantes.


Links:
http://www.nce.ufrj.br/GINAPE/VIDA/ia.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29280/
http://www.rottentomatoes.com/m/ai_artificial_intelligence/
http://www.imdb.com/title/tt0212720/?ref_=ttmd_md_nm

Download via torrent:
http://thepiratebay.se/torrent/7949913/Artificial_Intelligence__AI_(2001)_1080p_BrRip_x264_-_YIFY
(Qualidade FULL HD confirmada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton