São Bernardo do Campo e o Marketing

Pessoal;

De umas semanas para cá, tenho percebido que alguns comerciais sobre São Bernardo do Campo têm aparecido nos mais populares canais de TV, em horário nobre até.
Se tratando dessa cidade que eu conheço relativamente bem, sei que boa parte do que é mostrado é ilusão.
Ilusão porque os buracos e o trânsito caótico da cidade não apareceram nestes comerciais, tampouco as filas nos hospitais e o descaso da segurança pública aqui de São Bernardo do Campo.
É uma estratégia literalmente "petista" que, em períodos em que a população reclama da atuação da prefeitura e governo pelos quatro cantos, a venda chamada mídia sempre é um artifício que está às mãos, pois para eles é para isso que o nosso dinheiro público serve, não é mesmo?
A cidade está cheia de obras eleitoreiras, como a reforma da Av. João Firmino, por exemplo.
Colocaram tarifação em estacionamentos públicos e locais nas ruas onde não se tinha.
Penso que uma cidade não precisa fazer "merchan" de si mesma desta forma, porque o povo comenta, e comenta muito sobre onde moram.
Parece que a prefeitura "sãobernardense" não sabe disso, e precisa expor sua atuação de forma maquiada, em canais de TV e bonitos informes em qualidade fotográfica entregues em todas as partes da cidade... Todo esse custo, por exemplo, já seria o suficiente para melhorar a pavimentação de algumas ruas do bairro Taboão, sem dúvidas! E ainda sobraria para outros bairros.
Brasão da cidade de São Bernardo do Campo
Mas a reação da maioria dos moradores quando vêem uma propaganda como essas é a de que a prefeitura realmente deseja, como:
 - "Puxa vida, comercial de São Bernardo, olha só!"
A visão pragmática deste cenário é realmente triste, porque se a população exigisse em peso e de forma enérgica pelos nossos direitos, sem dúvidas que a cidade não precisaria desta "propaganda de defesa", e seria sempre elogiada dentre os seus cidadãos.
Mas... A gente prefere ver e relevar. "Que bonito o comercial da cidade que eu moro! Mas, no meu bairro não aconteceu nada disso... Uéh...".

E olha só as grandes empresas que estão em solo sãobernardense... E ainda as que estão por vir!

T+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud