Saber ficar quieto

Bom pessoal;

Sou da teoria de que não existe ninguém melhor do que ninguém, pelo simples fato de não termos pedido para estar vivos (vai saber), e que a morte está sujeita à todos.
Mas cada um vive a vida da forma que gosta, faz o que gosta. E é isso que nos diferencia. Disse diferencia, e não 'melhora' uns diante dos outros.
Sempre gostei de assistir a noticiários, filmes e documentários interessantes, livros, revistas, jornais, ver os outros fazerem algo para que depois eu aprendesse... Sempre fui um curioso, e um pouco ansioso também, porque quando eu conversava com alguém, não hesitava em falar, e no meio do assunto acabava mostrando o que eu sabia e o que eu aprendi.
Foi difícil da primeira até a oitava série, e mais difícil ainda no ginásio e na época em que cursei o SENAI. Foi nesta época que explorei o meu lado empreendedor e comecei a vender vários produtos. Tudo "Made In 25 de Março e Sta. Ifigênia", coisas de boa qualidade Meu Deus, ainda bem que eu parei.
Mas fora as vendas, ficava quieto porque não era compreendido, e hoje com a maioria das pessoas, não é diferente.
É óbvio que de tudo ninguém sabe. Sou apenas mais um na multidão!
O que eu quero dizer é que a falta de cultura é tão disseminada, que em alguns lugares, ainda mais dentre os metalúrgicos do ABCD Paulista, é difícil se socializar e encontrar amigos mesmo, daqueles que as conversas são recíprocas. Mesmo assim, tenho muitos amigos e colegas, sem inimizades com ninguém, em lugar nenhum e independente de estudo, ou poder aquisitivo.
Em alguns círculos, principalmente nas indústrias, pessoas assim são vistas como "perigosas", por vários motivos, dos quais são difíceis de se enumerar, pois a 'cabeça do peão' é muito complicada. Quando você pensa que ele é seu amigo, na verdade se sente ameaçado, pois para ele, você pode conquistar um cargo superior dentro da empresa, e na primeira oportunidade de te 'ferrar' ele não hesitará em fazê-lo.
Por essa razão, já à alguns anos tomei a postura de permanecer calado, falar quando perguntado, as vezes até que 'não sei', sobre algum assunto que as vezes, a gente não entende na íntegra, mas tem uma noção sobre aquilo.
Procuro também me adaptar às linguagens de alguns colegas, assim como fazia Raul Seixas, que usava uma linguagem bem popular em suas músicas, muitas vezes errando propositalmente o Português, para alcançar as massas.
Acontece também de ficar quieto e acabar sabendo algo importante em uma conversa. Um comentário ou algo novo, que só acrescentou ao que você já sabia.
O ruim de ser assim é que, você vê claramente as pessoas errarem muitas vezes (professores e encarregados então nem se fala), e você DEVE permanecer quieto, e nem chegar nele depois para dizer "-Olha, aquilo não funciona assim.", ou "-Não foi na verdade naquele ano...", porque, penso eu, acabamos passando a impressão de pessoas sistemáticas e "que se acham", além de não saber como será a reação daquela pessoa, pois ninguém gosta de ter um erro revelado, então eu fico na minha. E outra, você também pode estar errado! Humildade sempre!
Então pessoal, não vejo prejuízo nesta postura.
É só acostumar.
Até+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud