Roda Viva - 45 Anos de TV Cultura

Estava lendo a timeline do twitter na sexta-feira dia 27/06, e recebi o seguinte tweet:


Dei RT, favoritei e respondi ao tweet pedindo para me seguirem, caso o contrário eu não conseguiria mandar uma DM (mensagem direta) para a equipe do programa.


Eu não esperava ser chamado, porque o @rodaviva não me seguia, e achei que o programa não me seguiria, levando em conta a sua grande quantidade de seguidores e as várias mensagens de réplica que o tweet teve. Bom, o tiro foi dado.
Me seguiram, mandei a DM e passei a trocar e-mail's com uma pessoa da produção do programa.
A atenção dada pelo pessoal da TV Cultura foi tão grande que, após a resposta do e-mail com os dados solicitados, eles me ligaram e disseram que eu poderia levar um acompanhante. Bom, tentei falar com a Leila e não consegui, então, pensei na minha tia Ana, como ela é jornalista, achei que ela ia gostar.

Recepção com um café bacana para suportar 1:30Hr de programa.
Chegar até a TV Cultura foi tranquilo, estacionamos o carro no estacionamento da emissora, e foi apartir desse momento que eu passei a observar a infra-estrutura da TV Cultura e perceber que as coisas eram bem mais simples do que eu imaginava, mesmo se tratando de uma emissora pequena.

No estúdio: Simplesmente uma conversa dinâmica e apenas com um tema inicial: 45 anos de Brasil.
Chamados de especialistas em Brasil, os convidados foram: José Murilo de Carvalho (cientista político, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências), André Petry, (editor especial de Veja),  José Arthur Giannotti (professor emérito de Filosofia da USP e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap), Glenda Mezarobba (cientista política) e Hector Babenco, cineasta. 

Cenário super simples, e câmeras-man idem!
Assim que faltavam 5' para começar o programa, os integrantes da roda finalizaram rapidamente o que iriam discutir durante o programa, sem roteiro e sem nada. A conversa fluiu tão bem que o Augusto Curi quase não precisou intervir na discussão em muitos momentos, porque o timing estava muito bom...

No centro da roda muitos assuntos: 45 anos de Brasil
Não vou avaliar a performance de nenhum dos convidados que estavam na roda (quem sou eu para isso), mas o Professor Giannotti, o Cientista Político José Murilo de Carvalho e o Cineasta Hector Babenco foram fundamentais: Gianotti e Zé Murilo trazendo a tona pontos históricos que influenciaram a nossa história e Babenco falando de sua própria história e a sua visão de cada época, transformando suas impressões em fotografias e deixando o programa ainda mais instigante.

Minha tia Ana e o Paulo Caruso ao fundo
É impressionante a velocidade com que o desenhista Paulo Caruso faz os seus desenhos e como ele tira as suas ideias, só vendo mesmo...

Os câmeras não paravam de conversar e de zoar uns aos outros, falando que 45 anos era o tempo de casa de 'fulano'.
Após o término do programa eu reuni alguns pensamentos:
A estrutura é muito mais simples do que eu imaginava;
Como as pessoas são mais velhas ao vivo do que parecem na televisão, puxa vida...;
Alguns participantes estavam fazendo rabiscos em seus papéis enquanto estava rolando o programa. O engraçado é que quem está assistindo acha que os caras estão escrevendo;
A magia do trabalho é feita por pessoas simples (câmeras) e a estrutura do programa não é tão grande quanto parece;

Veja mais fotos neste álbum do Flickr: https://flic.kr/s/aHsjZsca8W
 
Assista ao programa completo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud