Roda Viva - 45 Anos de TV Cultura
Estava lendo a timeline do twitter na sexta-feira dia 27/06, e recebi o seguinte tweet:
Chegar até a TV Cultura foi tranquilo, estacionamos o carro no estacionamento da emissora, e foi apartir desse momento que eu passei a observar a infra-estrutura da TV Cultura e perceber que as coisas eram bem mais simples do que eu imaginava, mesmo se tratando de uma emissora pequena.
Dei RT, favoritei e respondi ao tweet pedindo para me seguirem, caso o contrário eu não conseguiria mandar uma DM (mensagem direta) para a equipe do programa.
Eu não esperava ser chamado, porque o @rodaviva não me seguia, e achei que o programa não me seguiria, levando em conta a sua grande quantidade de seguidores e as várias mensagens de réplica que o tweet teve. Bom, o tiro foi dado.
Me seguiram, mandei a DM e passei a trocar e-mail's com uma pessoa da produção do programa.
A atenção dada pelo pessoal da TV Cultura foi tão grande que, após a resposta do e-mail com os dados solicitados, eles me ligaram e disseram que eu poderia levar um acompanhante. Bom, tentei falar com a Leila e não consegui, então, pensei na minha tia Ana, como ela é jornalista, achei que ela ia gostar.
Recepção com um café bacana para suportar 1:30Hr de programa. |
No estúdio: Simplesmente uma conversa dinâmica e apenas com um tema inicial: 45 anos de Brasil. |
Chamados de especialistas em Brasil, os convidados foram: José Murilo de Carvalho (cientista político, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências), André Petry, (editor especial de Veja), José Arthur Giannotti (professor emérito de Filosofia da USP e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap), Glenda Mezarobba (cientista política) e Hector Babenco, cineasta.
Cenário super simples, e câmeras-man idem! |
Assim que faltavam 5' para começar o programa, os integrantes da roda finalizaram rapidamente o que iriam discutir durante o programa, sem roteiro e sem nada. A conversa fluiu tão bem que o Augusto Curi quase não precisou intervir na discussão em muitos momentos, porque o timing estava muito bom...
No centro da roda muitos assuntos: 45 anos de Brasil |
Não vou avaliar a performance de nenhum dos convidados que estavam na roda (quem sou eu para isso), mas o Professor Giannotti, o Cientista Político José Murilo de Carvalho e o Cineasta Hector Babenco foram fundamentais: Gianotti e Zé Murilo trazendo a tona pontos históricos que influenciaram a nossa história e Babenco falando de sua própria história e a sua visão de cada época, transformando suas impressões em fotografias e deixando o programa ainda mais instigante.
Minha tia Ana e o Paulo Caruso ao fundo |
É impressionante a velocidade com que o desenhista Paulo Caruso faz os seus desenhos e como ele tira as suas ideias, só vendo mesmo...
Os câmeras não paravam de conversar e de zoar uns aos outros, falando que 45 anos era o tempo de casa de 'fulano'. |
Após o término do programa eu reuni alguns pensamentos:
A estrutura é muito mais simples do que eu imaginava;
Como as pessoas são mais velhas ao vivo do que parecem na televisão, puxa vida...;
Alguns participantes estavam fazendo rabiscos em seus papéis enquanto estava rolando o programa. O engraçado é que quem está assistindo acha que os caras estão escrevendo;
A magia do trabalho é feita por pessoas simples (câmeras) e a estrutura do programa não é tão grande quanto parece;
Veja mais fotos neste álbum do Flickr: https://flic.kr/s/aHsjZsca8W
Assista ao programa completo:
Comentários
Postar um comentário