Carros - COMPRA & DESVALORIZAÇÃO

Carro é um péssimo investimento. Sim, todo mundo sabe. Mas é um mal necessário, ainda mais para quem vive em uma cidade com um transporte público tão ruim e decadente como São Paulo.
A desvalorização é fora do comum! Tenho visto alguns carros que chegam a desvalorizar até 15% logo após a saída da concessionária, mesmo com IPVA e licenciamento pagos!
Para quem está procurando um carro novo como eu (sim, tinha um New Civic que foi roubado e eu fui levado "para dar uma volta com os meninos"), levanto algumas questões:
Pretende comprar à vista?
Resposta: Sim - Pense bem na rentabilidade do valor do veículo (por exemplo R$50.000,00), não cobriria parte das mensalidades? Para quem investe em poupança não é vantagem o financiamento, mas para quem é empresário, comerciante ou faz outras aplicações que tendem à render até mais de 1% ao mês, é de se pensar se vale mesmo a pena pagar à vista, pois o dinheiro pode pagar o bem. As taxas de financiamento para veículos estão baixas, principalmente para os carros novos, 0Km.
Caso a sua resposta a pergunta acima seja não, então negocie boas taxas de financiamento. Atualmente elas estão em torno de 1.5% ao mês, mas isso também depende do valor de entrada, relacionamento no banco, crédito, ano do veículo, etc..

Existem pessoas que não conseguem manter dinheiro na conta, na verdade acho que a maioria dos brasileiros é assim. Se você pertence a este grupo, tem dinheiro e está precisando comprar um carro, negocie e compre à vista, para que não faça nada que se arrepende depois (como torrar tudo no shopping).

Como já foi dito, carro é um péssimo investimento, mas isso é devido à imensa desvalorização (no Brasil, em torno de 12% ao ano, em um prazo de 10 anos). A desvalorização é dada por diversos fatores, levando em consideração que a principal e maior movimentação financeira das indústrias nacionais é gerada pelas indústrias do segmento automotivo, é óbvio que os bancos irão facilitar ao máximo a compra de novos veículos, sem dúvida. Penso até que esta desvalorização é para que de certa forma o mercado "receba de volta" o que ele entregou nas taxas de financiamento, mas tudo é especulação.
Outra dica: compre um carro que te agrade. Ter um carro apenas para economizar é relativo e penso até que desvantajoso, da mesma forma que ter apenas para "desfilar". Não digo isso em prol do capital, mas que cada um una seus gostos pessoais com seu poder de compra. O importante é você, se sentir bem. A aparência sai caro e não dá retorno, mas uma boa mecânica te traz confiança e mantém o seu dinheiro no bolso, pois é difícil quebrar. Os mais bonitos geralmente se desvalorizam mais, e os robustos estão ai no mercado, a preços justos.
Boas compras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud