O "ser Pragmático" e a Apple

Quando comentei sobre isso com o meu primo, ele riu "litros", mas é verdade: Quantas são as pessoas que antes de se "aventurar" em algo, como um novo relacionamento, a compra de algo, ou o ingresso em um negócio ou emprego, só vêem o lado "romântico" da coisa?
No início "é tudo lindo", mas depois de aplicado e colocado em prática, não era exatamente como se havia pensado e acabamos nos surpreendendo novamente...
Ser pragmático não é só ter um controle maior sobre as emoções, sobre a euforia, mas sim ser prático, encontrar um meio, encarar a realidade, avaliar todas as premissas, e com isso ser um preciso executor, de apenas aquelas tarefas que sabe que é capaz, e daqueles objetivos que têm tudo para dar certo.
É claro que na vida nem tudo é exato, então não podemos ignorar por completo as emoções. Só não podemos deixar que elas tomem conta. Algo que de fato foi visto e revisto centenas de vezes e que tinha tudo para dar certo, pode dar errado, e muitas vezes é o que acontece (casamentos, investimentos, etc.).
O que é curioso é que, por exemplo, a maior empresa de tecnologia do mundo no momento, a Apple Computer, surgiu de um pragmatismo com fortíssimas doses de emoção e sentimento por parte de Steve Jobs e Stephen Wozniak, que realmente acreditaram que a ideia iria vingar. Hoje temos iPad's, iPhones, i...
Mas o importante é dizer que nenhum deles tiveram uma visão apenas romântica do mercado e de seu produto. Ao contrário, foram visionários, que é o que um pragmático deve ser, assim como um empreendedor.
E assim, com toda essa segurança, Jobs vendeu sua mini-van Volkswagen e Woz, sua calculadora HP, para começarem a Apple Computer Inc., na garagem da casa de Jobs.
Um excelente vendedor e um excelente engenheiro. Resultado: Apple I sucesso absoluto.
Coincidentemente, a partir desta semana Jobs já não é mais o CEO da Apple. Espero que Tim Cook mantenha a imagem da companhia.
Líder, visionário, empreendedor, um pouco tirano, bastante "romântico" (administrativamente falando), e bem pragmático: Steve Jobs. 
Bom pessoal, boa sorte para todos até+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Filme Nise - O Coração da Loucura