Humildade virou moda

Vocês já devem ter percebido isso, só estou "documentando"...
Hoje em dia, principalmente nas empresas, virou moda dizer que errou, dizer que é uma pessoa simples, contar para os quatro cantos que se garante (quando na verdade chegou onde chegou pela ajuda de muitos), e até mesmo, elogiar pessoas (que as vezes nem merecem, ou você nem gosta delas), para que os outros percebam que você foi capaz de tal feito. Enfim, "fingir" pra si mesmo e para os outros que é verdadeiramente uma pessoa simples e humilde.
Falsa ou verdadeira humildade?
Definir humildade não é fácil. Segundo a Wikipédia, a palavra humildade vem do Latim 'humus' que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito,simplicidade, honestidade e passividade. A humildade dos que vivem na pobreza, pode ser vista, pelos ricos, como uma fraqueza ou maneira de promover reverência e submissão das classes populares.

Um exemplo completo.
Sabem, uma pessoa humilde não é difícil de reconhecer. Ela simplesmente não te impõe nada, é ela mesma, faz a parte dela, te ajuda se preciso. Geralmente sempre envolve o coletivo em seus assuntos, e o seu olhar não avalia e não compara ninguém com ninguém, independente de qualquer coisa, inclusive de condição financeira. Alguns poucos exemplos, como Nikola Tesla, Albert Einstein, Stephen Wozniak, Grigory Perelman, Antônio Ermírio de Moraes, Raul Seixas (alguns destes excêntricos, outros milionários, mas ao conhecer a história deles, pode-se considerá-los humildes).

A humildade agora é moda... E o dinheiro não pode comprá-la. Mas podemos praticá-la.

T+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Filme Nise - O Coração da Loucura