Tagarelice

Dizer a palavra 'mídia' (ou 'media', do inglês) já virou jargão. Ninguém está mais nem aí para toda essa tagarelice que nos rodeia, que nos faz esquecer do presente, esquecer da gente. A massa curte sem perceber.

Se tornou difícil assistir a um filme sem se lembrar da pipoca com guaraná, ou da Coca-Cola gelada com biscoito Trakinas ou Negresco, ir à padaria e não se lembrar do Kinder-Ovo ou do cigarro que alguém pediu, ir ao Shopping e não tomar uma casquinha... Não prestar atenção nos 'ads' e propagandas alheios tem sido um intenso treinamento.

Precisamos lembrar que esses hábitos, e muitos, muitos outros que adquirimos por 'osmose subliminar' não são nossos hábitos. Seres humanos jamais deveriam se auto-destruir, negar sua virtude. Esse sistema nefasto funciona por conta  da publicidade, que é a principal forma de "não-viver".

Não falo a respeito de longevidade. Quem foi que disse que viver muito é viver bem? Ou que fazer o que quiser e viver pouco (ou menos) é o melhor (como Janis, Kurt, Amy, Seixas, Hendrix...)? Escolha o que é melhor pra você. Que sua escolha seja natural e livre, sem influências.

A verdade é que todo esse "barulho", essa baboseira, essa tagarelice dos meios de mídia de massa nos fizeram 'massa de fácil manobra'. Bato e insisto nisso constantemente, sou chato e boçal, sei disso. Mas, foda-se. Me sinto bem quando compartilho isso. Dizer umas 'verdades pesadas' me faz bem. Insultar essa corja me faz bem. É uma forma de religião, no sentido 'Religare' da palavra. Nada a ver com o quase neologismo 'politicamente-correto' que dizem por aí: "higiene-mental". NÃO!

É uma questão matemática. Transformaram o que nós temos de melhor em óleo, em fluído, em carvão, para a manutenção da boa vida de poderosos. Nossas virtudes de escupir e moldar nossos corpos e mentes para a verdadeira redenção e independência, para a evolução, se transformou em niilismo! Em um consumo inconsciente, que não nos levará a nada além das castas, das divisões, do mercantilismo da arte! Da escravidão...

No ano passado eu fiz uma consulta com um médico para fazer uns exames. Ele perguntou sobre a minha profissão, pediu que eu explicasse o que eu fazia... O médico indagou: "Você é senhor de escravos". Isso me machucou, merecidamente. Não gostaria de ser, mas sou. Sou pago para isso e procure fazer o meu trabalho da forma mais humana e consciente possível. Não deixam.

Niilistas! Neo-nazistas! Farçantes! O lucro se tornou o motivo dos negócios. A publicidade se tornou a alma dos negócios. Dos negócios. Só nego o ócio com um trabalho escravo porque tenho que comer e manter minhas condições básicas de sobrevivência e manutenção da minha felicidade. É um mal necessário pra mim. Sou proletário porque não sou escritor, cantor, músico e, não nasci com a bunda pregada em um balde de ouro.

Existe virtude na publicidade. E, nesse sentido, virtude é o contrário de niilismo.

Quando lidamos com monstros, monstros tendemos a ser. É... É o que vemos na classe média. Com a onda de ostentação e "Teologia da Prosperidade" que vemos nas igrejas protestantes da massa, percebemos aonde está o velcro que prende essa sociedade crédula: seus desejos. Sim, eu gostaria de ter uma Lamborghini Countach, e muitas outras coisas... Um Lexus... Mas, e depois do 'ter'? Mesmo com serviçais para lustrar as minhas botas, eu não poderia usar todas, sempre. Eu não poderia viver em torno das minhas coisas. E, eu ralaria muito o branco da minha Lamborghini com a minha imperícia em cavalos bravos motores V12. Os sheiks mulçulmanos não transam com o seu "número elevado a n" de esposas. Amamos muito mais nossos desejos do que o produto de nossos desejos. Acham que eu consigo me controlar diante de ancas perfeitas em saias 'beatas' e apertadas, em pele morena, clarinha, e olhar de curiosidade "brasileira"? Não. Ou, talvez eu diga "ainda não", porque estou "casado"... Nossa moral falha, porque não permite nem que o nosso impulso de vida seja natural. Talvez por isso temos essa superpopulação e esse crescimento desordenado: o proibido é mais gostoso.

Mas, você, classe-média... Acha que a cocaína que consome é pura? Saiba que nela existe pó de mármore! Saiba que nela existe açucar refinado! Saiba que nela existe vício e destruição. Você não tem influência para comprar o produto correto! Continue procurando... A verdadeira não foi feita pra você, porque liberta (será?). Se você fuma, bebe, gasta o que não tem, procura o "aviãzinho" no bar da faculdade em busca de "balas e doces", maconha, saiba que está no caminho certo. É apenas o abismo olhando de volta para você, porque você tem a falsa impressão que se jogou dele, mas está nele. Não o encara mais, e nem chega ao chão. Gato de Schrödinger.

Sejamos conscientes, porque nada é em sí mesmo, tudo depende. Eu apenas não quero que o Whisky de poderosos dependa do meu suor, sangue e lágrimas. Não quero que o seu cigarro caro seja bancado pelo vício de outros. Pedreiros podem fumar. Padres não. Eles deveriam existir?
O que injetam em um boi? Só o suficiente para ele dar lucro! Ignorantes! Observem o que injetam em nós...

Das-Experiment, Das-Gerede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Filme Nise - O Coração da Loucura