Livro Português Forense

Livro Português Forense - João Bosco Medeiros e Carolina Tomasi (1º Tópico do Primeiro Capítulo) - Atividade Proposta

Livro amplamente estudado no curso de Direito.
Para melhor compreender alguns pontos fundamentais dos livros solicitados no curso de direito, resolvi fazer uma espécie de 'fichamento' dos livros que leio, ou ao menos de tópicos de extrema importância. Talvez, além de ajudar a mim mesmo, esteja ajudando mais alguém, porque ler o que se é "obrigado" nem sempre é legal, quando temos um lindo sol de domingo e uma cidade chamando a gente para andar de bicicleta. Mas eu gosto de português [kkkk].

Linguagem, sistema, língua e norma:

Linguagem
A linguagem verbal, cujo aspecto exterior é a fala, está intimamente ligada com o pensamento.
Embora a linguagem verbal seja a mais importante de que se utiliza o homem, a não verbal é largamente usada e não destituída de relevância, como gestos, postura, cores e vestuário.
As linguagens não verbais fornecem fornecem maiordificuldade de interpretação, visto que seus significados não são universais. Por exemplo, um gesto como balançar a cabeça pode ter significados diferentes conforme o lugar em que é feito; a figa, que no Brasil significa desejo de boa sorte, é entendida na Holanda e na Tunísia como um gesto de conotação fálica.
Sistema
Sistema é uma organização que rege a estrutura de uma lingua. Para Dubois (1988, p. 560):
  "O sistema é um conjunto de termos estritamente correlacionados entre si no interior do sistema geral da língua. Fala-se, assim, do sistema do número no português (singular vs. plural), do sistema fonológico, do sistema vocálico, etc."
Bechara (1999, p. 42) opõe sistema e norma usual (uso):
  "O sistema contém apenas as oposições funcionais, isto é, contém unicamente os traços distintivos necessários e insdispensáveis para que uma unidade da língua (quer no plano da expressão, quer no plano do conteúdo) não se confunda com outra unidade.
  Assim, nos sistemas dos relativos no português, que e o qual se opõe ambos a quem e cujo, por exemplo; mas a norma usual da língua prefere unicamente o qual, e não que, depois de preposição com mais de duas sílabas:
  -Os caminhos de (dos quais) lhe falei...
  Mas:
  As razões segundo as quais (e não segundo que)."
Língua
Língua é um código que permite a comunicação, um sistema de signos e combinações. Ela tem caráter abstrato e dispõe de um sistema de sons, e concretiza-se por meio de atos de fala, que são individuais.
A Fala
A fala é anterior a escrita, mas tem, através dos tempos, sido relegada a uma condição de inferioridade por causa das circunstâncias modernas em que informações e documentos inscritos constituem o mundo das relações humanas e de produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

Análise de uma mente - Freud

1983 - Danton