Os Automóveis e o Futuro

Ultimamente, a mídia tem feito algumas reportagens interessantes sobre os novos veículos "sustentáveis", inclusive a Globo News fez uma edição do programa de entrevistas 'Entre Aspas', há algumas semanas atrás, muito interessante sobre o futuro do mercado nacional e internacional, que é totalmente dependente da indústria automobilística. Moro e trabalho no grande ABC paulista e sei bem como essa região é dependente das montadoras e das auto-peças. É... A nossa economia é baseada nesta indústria praticamente.
Já imaginaram um futuro sem o automóvel? A maioria acredito que não. Mas, sim! É possível, e é provável. Mas daqui a um tempo bem, bem distante assim espero, se não, ficarei sem emprego... Hehe...
As cidades mais desenvolvidas no mundo, como Nova York, Londres e Paris, cada vez mais implantam meios para evitar o trânsito de automóveis particulares em suas ruas, como pedágios, para o acesso à algumas áreas e ruas da cidade. Além do sistemas de táxi's e do Metrô, que é amplamente desenvolvido.
Conheço pessoas que moram em São Paulo, muito próximo à uma estação do metrô, que quem usa o carro é a sogra para buscar as crianças na escola, e esporadicamente, o utilizam nos fins de semana.
Fala-se muito sobre a bicicleta, mas ninguém melhor do que nós, paulistas, para dizer que na nossa capital é muito arriscado andar de bicicleta. As vezes vou para o serviço de bicicleta, e ninguém respeita. É mais perigoso do que andar de moto.
Assim o pessoal deve respeitar...
Antes, o automóvel era o "mocinho da cena". Agora se tornou o vilão... Os contras ganham dos prós quando fazemos uma avaliação nos benefícios de se ter um carro na nossa metrópole. Mas para alguns, é impossível ficar sem um automóvel.
Nossos meios de transporte público ainda são demasiadamente deficientes, além do custo ser muito alto. O retorno que o cidadão brasileiro recebe é muitíssimo baixo. Além do que, mesmo sendo um serviço público, são altamente tributados... Os próprios veículos então... Moramos no país "mais caro do mundo"! O imposto sobre um automóvel novo é um absurdo!
Uma prova incontestável. Até a Africa do Sul paga um preço melhor... 
Apesar disso, o carro ainda é um simbolo social. Não digo apenas "status" (isso pode ser para alguns), mas significa também liberdade, estilo, conforto e hobby para muitos, inclusive para mim. Curto carro pra C@&*^$! E motos também.
Mas, devo admitir que o meu gosto está sendo defasado pela sustentabilidade. Não vejo mais um Opala 1971 com os mesmos olhos de alguns anos atrás.
Penso que o futuro próximo está nos híbridos, e nos veículos totalmente elétricos, como já pensava o ilustre João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, um visionário pouco reconhecido e esmagado pelos internacionais capitalistas, juntamente com um governo "anarquista" da época.
Já em 1974, tinha uma autonomia de até 80Km.
Com a produção destes veículos em larga escala, como atualmente as indústrias produzem os modelos atuais movidos à combustão, a economia local não sofrerá tanto impacto, além do meio ambiente agradecer. Mas ainda não é o ideal... O ideal seriam as células de energia (mas ainda está muito distante)...
Conforto e economia. Record de 2326,6Km com um tanque. 
A matriz energética brasileira é renovável, e é capaz de manter uma população ainda mais dependente da energia elétrica. Já os países desenvolvidos dependem ainda de fontes nucleares e baseadas no calor.
O Brasil tem tudo para desenvolver e aplicar essa tecnologia. Uma pena que o pessoal do petróleo continua, como sempre fizeram, corroborando para o pouco desenvolvimento destas tecnologias, e até mesmo a pouca divulgação.
É por isso que eu penso que estou fazendo a minha parte. É pequena. Ínfima. Mas é importante!
T+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud