Engenharia Social

Bom pessoal;


Recentemente, meu grupo e eu fizemos uma apresentação sobre Engenharia Social, para uma disciplina com o nome de Auditoria e Segurança em Sistemas de Informação.
Não irei entrar em detalhes sobre o que é Engenharia Social, mas uma coisa eu posso afirmar: Não é apenas a forma de enganar o próximo de forma inteligente!

1.0 - Controle das Massas
Existem diversas formas de Engenharia Social, pois ela não está presente apenas em T.I., e muito menos foi Kevin Mitnick quem "a inventou" (pois foi isso que percebí por parte do feedback que o professor nos deu).
Concordo plenamente que o Mitnick explorou e muito, de forma criminosa, a Engenharia Social em sí, mas uma coisa é falar de Engenharia Social como um todo, e outra coisa é falar sobre o Mitnick e todas as suas peripécias comentadas em seus livros.

1.1 - Mitnick - Acho que ele deveria ter sido o tema da nossa apresentação.
Quem é da área de T.I., e principalmente trabalha com algo que envolva segurança da informação, recomendo a leitura de dois livros do Mitnick: A Arte de Enganar (2002) e A Arte de Invadir (2005). Mas apesar de sua grande notoriedade como um ávido manipulador e invasor, Mitnick não foi o predecessor.

Colocamos o nosso trabalho alinhado com temas atuais, como Redes Sociais, roubos Online, Pishing, e até comentamos sobre antigas formas de se obter informações valiosas e sigilosas das pessoas, como por exemplo o lixo, os correios e até mesmo via telefonemas, nesse ultimo caso, o poder de persuasão por parte do interessado (geralmente o criminoso) deve ser grande.

Como houveram alguns problemas de comunicação entre o grupo, não ficamos sabendo que o foco deveria ser no Mitnick e em alguns de seus casos, mas tenho plena consciência de que fizemos um bom trabalho, extremamente abrangente e atual, tanto é que, de 15 minutos de apresentação, conseguimos desenvolver uma discussão de 45 minutos!

Segue um vídeo de um pequeno trecho de uma entrevista do Mitnick ao 60 Minutes. Está em inglês... Infelizmente:

 

Neste vídeo, Mitnick, não se acha um criminoso, mas sim um "James Bond por trás dos computadores"... Ele não ficou cinco anos em uma prisão federal á toa... James Bond jamais roubou. Disso eu não tenho certeza porque não curto nada do James Bond.

Bom pessoal, continuo um indignado com as palavras do meu professor nesta disciplina, até porque o considero um dos melhores gestores de T.I. que conheço, e um dos melhores professores de T.I. da faculdade. Mas, paciência né...

Enfim, a reputação da Engenharia Social não se baseia só em atividades criminosas. Um vendedor de carros que o diga! Algumas emissoras de TV então... Aplicam Engenharia Social em massa e isso nem se quer é comentado!


Pacience again!

T+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Filme Nise - O Coração da Loucura