Sobre as Religiões de Matrizes Africanas
Canto de Ossanha
Vinicius de Moraes
O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor
Deaaá! Deeerê! Deaaá!
O homem que diz dou
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz vou
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz sou
Não é!
Porque quem é mesmo é
Não sou!
O homem que diz tou
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!
Minha análise sobre as religiões de raízes africanas: não podemos traçar uma raiz para definir qual religião se aproxima mais de uma dita "verdade absoluta". Sobre as religiões de matrizes africanas, podemos perceber que, no Brasil, seus seguidores, em grande maioria, não as seguem por conta da proximidade com a natureza, com as "coisas do mato", que elas têm, tampouco pela riqueza artística.
É necessário que seja feito uma análise estatística sobre essa amostragem, mas, o que tenho como percepção pessoal é que o medo que estas religiões desperta nas pessoas tipicamente cristãs é um fator que atrai muitos seguidores a estas crenças, independentemente de fé. Os seguidores continuam com um tipo de fé cega, tipicamente cristã, mas aplicada a elementos externos, unicamente para causar estranhamento àqueles de fé comum. Isso poderia dar um TCC de psicologia, ou filosofia...
"Eu, Bahia" é um álbum maravilhoso. De um lado temos Edinho Marundelê, que canta e toca no atabaque várias cantigas de Candomblé. Do outro lado temos Onias Comenda, mostrando no berimbau diversos toques de capoeira. É interessante observar deste lado do disco a presença da viola, que numa das faixas é tocada ao lado do berimbau, numa autêntica peleja, no "Desafio da viola com o berimbau".
A Capoeira é uma dessas pontes, pois ela traz a magia dos timbres, dos temas e de todo o mistério dos rituais dos cultos brasileiros. Este disco é um ótimo exemplo desta unidade que sempre existiu entre a arte marcial brasileira e os cânticos sagrados, que recentemente tem sido abalada por uma infecção evangélica que pretende descaracterizar a essência da capoeira, dissociando sua identidade com a umbanda através da negação de suas raízes essenciais.
Lado A: Edinho Marundelê (Candomble Nacão Angola e Gegy)
1 - Sêquêcê (Oração aos Orixás,Ritual Angola),Ouiumba Ouiumba é de mê(pergunta,Ritual Angola)
2 - Ereum malé (Saudação a Oxum)Ritual Gegy),Yêye ó(Saudação a Oxum,Ritual Gegy),Yada baô (Saudação a Oxum -Ritual Gegy)
3 - Mina oraê (Saída de Caboclo),Têtêtê da Cabocla Kissanga(Ritual de Caboclo)
4 - Oridé deô (Saudação a Oxum,Ritual de Keto)
5 - Cambinda Queuaraquara (Pedido de licença para entrar ao Terreiro de Angola,Ritual Angola)
6 - Dilanumatambangola (Despedida de Nanã,Ritual Angola)
Lado B: Onias Comenda (Capoeira)
1 - Toques tradicionais (Angola,São Bento Grande,Santa Maria e Idalina)
2 - Cantigos de capoeira
3-Trio de berimbaus (Gunga,Viola e Viola Centro)
4 - Desafio da viola com o berimbau
5 - Berimbau (improvisação)
6-É tava lá em casa.
Download do CD - http://canalaxeancestral.blogspot.com...
Obs.: Todo o material desse Canal é encontrado e compartilhado da própria internet ao ter a oportunidade compre o material Original.
Vinicius de Moraes
O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor
Deaaá! Deeerê! Deaaá!
O homem que diz dou
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz vou
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz sou
Não é!
Porque quem é mesmo é
Não sou!
O homem que diz tou
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!
Minha análise sobre as religiões de raízes africanas: não podemos traçar uma raiz para definir qual religião se aproxima mais de uma dita "verdade absoluta". Sobre as religiões de matrizes africanas, podemos perceber que, no Brasil, seus seguidores, em grande maioria, não as seguem por conta da proximidade com a natureza, com as "coisas do mato", que elas têm, tampouco pela riqueza artística.
É necessário que seja feito uma análise estatística sobre essa amostragem, mas, o que tenho como percepção pessoal é que o medo que estas religiões desperta nas pessoas tipicamente cristãs é um fator que atrai muitos seguidores a estas crenças, independentemente de fé. Os seguidores continuam com um tipo de fé cega, tipicamente cristã, mas aplicada a elementos externos, unicamente para causar estranhamento àqueles de fé comum. Isso poderia dar um TCC de psicologia, ou filosofia...
"Eu, Bahia" é um álbum maravilhoso. De um lado temos Edinho Marundelê, que canta e toca no atabaque várias cantigas de Candomblé. Do outro lado temos Onias Comenda, mostrando no berimbau diversos toques de capoeira. É interessante observar deste lado do disco a presença da viola, que numa das faixas é tocada ao lado do berimbau, numa autêntica peleja, no "Desafio da viola com o berimbau".
A Capoeira é uma dessas pontes, pois ela traz a magia dos timbres, dos temas e de todo o mistério dos rituais dos cultos brasileiros. Este disco é um ótimo exemplo desta unidade que sempre existiu entre a arte marcial brasileira e os cânticos sagrados, que recentemente tem sido abalada por uma infecção evangélica que pretende descaracterizar a essência da capoeira, dissociando sua identidade com a umbanda através da negação de suas raízes essenciais.
Lado A: Edinho Marundelê (Candomble Nacão Angola e Gegy)
1 - Sêquêcê (Oração aos Orixás,Ritual Angola),Ouiumba Ouiumba é de mê(pergunta,Ritual Angola)
2 - Ereum malé (Saudação a Oxum)Ritual Gegy),Yêye ó(Saudação a Oxum,Ritual Gegy),Yada baô (Saudação a Oxum -Ritual Gegy)
3 - Mina oraê (Saída de Caboclo),Têtêtê da Cabocla Kissanga(Ritual de Caboclo)
4 - Oridé deô (Saudação a Oxum,Ritual de Keto)
5 - Cambinda Queuaraquara (Pedido de licença para entrar ao Terreiro de Angola,Ritual Angola)
6 - Dilanumatambangola (Despedida de Nanã,Ritual Angola)
Lado B: Onias Comenda (Capoeira)
1 - Toques tradicionais (Angola,São Bento Grande,Santa Maria e Idalina)
2 - Cantigos de capoeira
3-Trio de berimbaus (Gunga,Viola e Viola Centro)
4 - Desafio da viola com o berimbau
5 - Berimbau (improvisação)
6-É tava lá em casa.
Download do CD - http://canalaxeancestral.blogspot.com...
Obs.: Todo o material desse Canal é encontrado e compartilhado da própria internet ao ter a oportunidade compre o material Original.
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