Manifestação do pensamento e Direitos Fundamentais (Questões)

Nas questões abaixo, indique se a assertiva está correta ou incorreta e justifique sua resposta:
1 – É livre a manifestação de pensamento, assim como é permitido o anonimato nos meios de comunicação, o que abrange matérias jornalísticas e notícias televisivas.
2 – Os direitos e garantias fundamentais encontram-se destacados exclusivamente no art. 5º do texto constitucional.
Respostas:
1 – De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 a afirmação citada é incorreta, pois o inciso IV do artigo 5º garante que ‘é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato’. Sendo assim, o conceito de anonimato é entendido de forma ampla, abrangendo toda a mídia falada e escrita. Assim como a censura não possui respaldo moral no Brasil (principalmente pelo longo período ditatorial que tivemos), o anonimato não possui nenhuma validade jurídica e até mesmo nenhum respaldo moral também, assim como a censura, pois não existe credibilidade garantida quando não se sabe a identidade da fonte de alguma informação.
2 – Na verdade os direitos e garantias fundamentais não se encontram destacados exclusivamente no art. 5º do texto constitucional como diz a afirmação. ‘Dos Direitos e Garantias Fundamentais’ é o nome do título II da C.F. de 1988, que se inicia no art. 5º e se estende até o art. 17. Segundo o doutrinador José Afonso da Silva, estão reunidas em três gerações ou dimensões: 1-individuais, civis e políticos, 2-sociais, econômicos e culturais e 3-difusos e coletivos.

O artigo 5º, provido de setenta e oito incisos, traz em seu conteúdo os direitos e garantias individuais e coletivos. Enfatiza a igualdade perante a lei e as cinco dimensões: vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade.

Bibiografia:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_express%C3%A3o
http://legislacaoemcomunicacao.blogspot.com.br/2011/05/sigilo-das-fontes.html
http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_05.10.1988/art_5_.shtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_e_Garantias_Fundamentais_na_Constitui%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud