Moto... Como começar?

Tudo bom pessoal!

Alguns colegas meus quando começaram, e outros que estão começando agora, me fizeram algumas perguntas em comum, e penso que elas fazem parte da dúvida da maioria.
Certeza que não lembrarei de todas agora, mas o que irei colocar aqui será extremamente relevante para a maioria. Seguem as perguntas:

Cilindradas... 125cc ou 250cc?
R: Essa pergunta é bem comum... Muitos não podem começar com uma moto de 250cc, por causa do seu preço de mercado e sua manutenção e consumo. Se você já tem habilidade com motocicletas, sabe diferenciar uma 125cc de uma 250cc "no toque", pode comprar e manter bem uma 250cc, aconselho sem dúvidas a ir de 250cc.

Por que?
R: No trânsito precisamos e muito ter opções. E uma delas é o torque, as retomadas, que irão facilitar muito em uma ultrapassagem, até mesmo por motivos de segurança.
Minha primeira moto foi uma Yamaha XTZ 125 E, e pela falta de potência, passei maus bocados algumas vezes no trânsito por ai... Agora estou com uma Yamaha XTZ 250 Lander, e, cara, isso acabou! Se precisar "tá na mão"!

E as Scooter`s, como a Burgman da Suzuki?
R: Já pilotei uma Burgman, e confesso que pensei muito em comprar uma na época. Mas percebi, dentre todos os seus pontos positivos, alguns negativos, que considero muito fortes:
As rodas são pequenas (aro 10), e por essa razão falta estabilidade, principalmente nos buracos, que sabemos que é o que não falta aqui em São Paulo.
Outro ponto negativo é que ninguém respeita! É melhor eu dizer, menos ainda, porque motoqueiro é na verdade odiado, principalmente em São Paulo, mas em uma Scooter, o pessoal vai definitivamente tentar passar sobre você!
Com garupa o condutor fica literalmente sem espaço, e muito desconfortável.

Qual estilo de moto proporciona mais segurança?
R: Em uma motocicleta o principal fator de segurança é o piloto. Você pode andar de Suzuki Burgman ou de Yamaha RD 350 e nunca se acidentar, e você pode andar de Honda XRE 300 com ABS e sofrer um acidente grave por causa de um erro seu, por menor que seja.
As motos mais altas e com um bom curso de suspensão proporcionam grande segurança. No trânsito, pois os motoristas irão te enxergar com maior facilidade, nas rodovias, pela grande estabilidade, em terrenos acidentados e cheios de buracos como em São Paulo, e geralmente a posição de pilotar destas motos são mais confortáveis.
Mas não se esqueça, o fator principal é você, piloto.


 Meu pai tem uma moto dois tempos em casa, uma Yamaha RD 350. Estou pensando em quando sair a minha CNH andar com ela, o que você acha?
R: Eu literalmente não recomendo. Para mim isso é um "tiro no pé", ou para alguns, pode ser até um "tiro na cabeça".
Por quê?
R: Os motores dois tempos têm muito mais torque do que os motores a quatro tempos (recomendo a leitura deste texto). As motos são muito mais "ariscas", e por essa razão são mais difíceis de pilotar. Fora que as reduzidas são bem diferentes, pois motos dois tempos não têm freio motor. A Viúva Negra não recebeu este apelido à toa...

 
Sobre os equipamentos de proteção individual (EPI`s) utilizados em uma motocicleta, não recomendarei nem marcas e nem modelos, mas sim aqueles que se ajustam bem ao corpo do piloto. Capacetes possuem tamanho correto a seguir, pois a sua nuca e o seu queixo também precisam de proteção.
Encontrei este link interessante, que trata de uma maneira geral os EPI`s ideais e necessários para os pilotos de moto.

Quanto ao trânsito, não recomendo passar entre dois ônibus ou entre um ônibus e um caminhão, isso vai depender muito das circunstâncias, mas tome cuidado! Os motoristas destes veículos geralmente têm pouca visão, e também costumam ser mais distraídos. Verifiquem bem a distância entre eles, e nunca esqueça da buzina! Ela é fundamental em uma situação como essas.
Em corredores, procure andar em ritmo com os demais, quase que em comboio, e mantenha uma distância aceitável de acordo com a sua velocidade, sua moto, e sua habilidade. Se derem "peixinho" (geralmente são os motoboys com pressa, que ficam buzinando e colando na traseira da sua moto), na primeira oportunidade deixa o cara passar, nem esquente a cabeça com isso. Já vi acidentes que essa foi a causa.
Seta é fundamental, isso em qualquer veículo! Em motos, combinada com a buzina, pode atrair maior atenção em alguns casos. Em cruzamentos então...
Segundo a legislação nacional, o farol deve sempre andar ligado. Em corredores, independente da claridade do dia e do horário, ande com o farol alto, porque os motoristas que "usam" os retrovisores podem perceber o reflexo do seu farol no espelho, e ficarão atentos.
Sua atenção em um motocicleta deve ser de 360°, e seus reflexos devem sempre estar atentos!

Manutenção é fundamental! Troque o óleo constantemente, de acordo com o seu uso da motocicleta e a sua forma de pilotagem, pois geralmente, a grande maioria das motocicletas a embreagem é banhada á óleo, e isso o contamina mais cedo, conforme a forma de utilização da embreagem da moto. Faça uma pesquisa, analise, e veja qual é a quilometragem ideal, nunca menor do que está descrito no manual. Em minhas motos sempre troquei a cada 1000 Km rodados, geralmente junto com o filtro de óleo.
Sempre verifique pastilhas e lonas de freio, assim como os cabos, que podem te deixar na mão.
Uma verificação básica na própria moto é fundamental. Só de pilotar já se percebe alguns problemas quando eles existem, fique atento.
Em uma revisão verifique se foi efetuado um reaperto geral, inclusive dos raios, e veja o alinhamento dos aros, do quadro e o encaixe das partes.

Algumas dessas premissas o piloto vai deixando um pouco de lado conforme vai ganhando habilidade. É normal, mas é inseguro. Algumas medidas eu concordo, são apenas para totais iniciantes, mas segurança nunca é demais. E repito, VOCÊ É O PILOTO!

Bom pessoal, ainda falta escrever sobre muita coisa, mas penso que o suficiente está aqui. Não gostaria de "puxar a sardinha" para nenhuma montadora de motos, pois independente delas, o piloto é você!

 
Let`s take a ride!

Até+!

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