Desperdício

Boa noite pessoal!

Bom, o motivo deste título não é pelo grande desperdício que todo o mundo, mas principalmente nós brasileiros, fazemos com a maioria das nossas coisas e nossos alimentos, desperdiçamos.
Fiquei impressionado com o desnível, tanto em estudos quanto em quantidade intelectual e capacidade de expressão de muitos funcionários de onde trabalho atualmente, e de onde trabalhei também. Em meio ao pessoal da produção (a base da pirâmide, comumente os trabalhos mais constantes e pesados e com os menores salários), é possível encontrar pessoas formadas e pós-graduadas, em direito, educação física, psicologia...  Fora aquelas com curso técnico, até com certificações na área de TI, trabalhando como prensistas, inspetores de qualidade, colocadores de ferramentas. Concordo que pelo fato de ser uma montadora, os salários não são baixos, mas essas pessoas poderiam desempenhar melhor outras funções dentro da mesma empresa, como encarregados, ferramenteiros, eletricistas, programadores de PCP, analistas de produção, etc..
O engraçado é que as pessoas que ocupam estes cargos que acabei de citar acima, que são de um nível operacional mais elevado e de maior responsabilidade, geralmente são pouco inteligentes, formados por fracas universidade em fracos cursos, pouquíssima capacidade de expressão, pouco pró-ativos e extremamente acomodados. Para se ter um exemplo, um líder mais parece um carrasco do que um "líder", propriamente dito. É claro, não generalizando, pois existem também os bons profissionais, que não são a maioria, infelizmente.
O desperdício de mão de obra é extremamente grande...
Não estou generalizando, dizendo que TODOS os prensistas, por exemplo, têm essas qualidades. Em meio deles ainda existem alguns que não tem o segundo grau completo, muitos que não se expressam bem, e aqueles que sabem que estão onde foi o máximo que puderam chegar, e se acomodaram, o que é a grande maioria.
Fico até triste em saber que tudo poderia ser melhor se "cada peça estivesse em seu correto lugar", mas como observador só tenho a lamentar.
Gostaria de deixar bem claro que não estou julgando ninguém, estou expondo minhas sinceras opiniões, porque na verdade sou a favor de um mundo sem diferenças, sem preconceitos, alinhado e com todas as partes satisfeitas. Mas sabemos que isso é uma tremenda utopia. Rá.
Até+!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud