O que é um disco de vinil gravado em 180g?

Olá!

Basicamente, é o indicativo do peso da "bolacha", ou seja, do composto base de PVC que é prensado para se fazer o disco de vinil. Um vinil que foi fabricado usando 180g ele pode sim ter mais qualidade por diversos motivos:
- A gravação das trilhas/sucos (grooves) do disco é melhor, devido a maior quantidade de material que vai para a prensa. Como a pressão de fechamento é a mesma para qualquer peso de bolacha devido à espessura padrão do vinil, que é denominada pela fabricante, a diferença está no momento da prensagem: quanto mais material no centro da ferramenta matriz, mais material vai para as bordas (rebarbas) durante o processo de prensagem, o que resulta em um maior desperdício de matéria prima, também.
http://blog.vinylgourmet.com/2015/10/180-gram-vinyl-what-are-the-benefits-heavyweight-vinyl-records-explained.html

- Neste processo, se respeitados os parâmetros de pressão de fechamento, tempo e temperatura, o disco fica com uma "revelação" o mais próximo possível da matriz, o que garante maior qualidade.
- É possível se gravar discos leves com grande qualidade, também. Hoje em dia, muito se fala na qualidade superior do vinil ante ao CD... o que não se fala é que, nem sempre, a fonte que se grava o vinil é também analógica. Muitas gravadoras atuais de vinil, como a brasileira Polysom, grava a maioria de seus vinis a partir de uma mídia digital, como o CD. O resultado é sim um produto com uma "peso" acústico diferenciado, pois é característico do vinil, mas, já houve perdas no processo, pois o CD não é a mídia oriunda da gravação de estúdio. O correto seria a gravação do disco a partir das fontes vindas do estúdio de gravação, das fitas-master, de preferência, canal por canal, como era realizado originalmente nos grandes estúdios do passado, como CBS, Warner, Philips, etc..




- Um disco gravado de 180-300g, mais pesado que os formatos mais populares, são menos suscetíveis a problemas de empenamento, possuem uma resistência mecânica maior e são mais resistentes a riscos, também.
- Como o disco é mais pesado, existe menos risco dele deslizar demais, no caso de quem faz scratch essa é uma característica muito importante.
- Também são discos mais resistentes a sujeira, pois seus sucos são mais profundos, facilitando a leitura para a maioria dos toca-discos.
- Toca-discos com agulhas muito pouco sensíveis podem ler estes discos com mais falhas do que o normal por causa da profundidade dos sucos.

Enfim, vale muito a pena um disco mais pesado. No Brasil, o que deixa os audiófilos chateados é o fato da gravação não ser de alta-fidelidade como algumas gravadoras ainda fazem na Alemanha, no Japão, USA, Inglaterra... ai sim podemos pegar um disco e dizer que sua qualidade é superior à do vinil.
Para maiores informações, acesse: http://blog.vinylgourmet.com/2015/10/180-gram-vinyl-what-are-the-benefits-heavyweight-vinyl-records-explained.html
https://www.nytimes.com/2012/05/31/technology/personaltech/the-secrets-of-a-high-quality-vinyl-record.html

Em resumo: se você tem o ouvido treinado e percebe as sutilezas de uma boa reprodução em vinil, não foque no peso do disco, mas sim na gravadora e em seu processo de fabricação. Se você apenas quer um vinil por conta da grande capa, nostalgia, coleção e quer ouvir o seu som numa boa, sem ligar para isso, um vinil gravado em 180g ou mais é melhor do que um vinil mais simples.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud