Sobre Trump e a Democracia como Ilusão

Olá, pessoas!

Bom, assunto que está na boca de todos, a vitória do Sr. Donald Trump nos EEUU deixou todos surpresos. Será?

A revista americana Newsweek imprimiu 125.000 cópias de sua revista com 'MADAM PRESIDENT' em sua capa. Errou... Imprimiu antes de saber os resultados das eleições, seus diretores não deram ouvidos à redação, que havia preparado uma capa, na mesma proporção, para o Sr. Trump.

Acredito que vivemos tempos de mudança. O pior de tudo é que, mesmo com tanta informação e tecnologia, não conseguimos perceber para onde o mundo tem guiado sua bússola.

Quem diria que a Alemanha, uma vez nefasta, nazista, dominadora e assassina, daria uma lição ao mundo, sendo um berço para refugiados desesperados?

Seria natural que Hillary Clinton se tornasse a próxima Presidente dos EEUU. Seria muito interessante para a história que, depois de um Presidente negro, viesse uma mulher Presidente... Seria saudável e progressista. Um verdadeiro golpe contra o preconceito que a nação americana daria ao mundo.

Eu defendo o que aconteceu lá, no território americano. Aparentemente foi um show de democracia, é o que dizem... Mas, o que é a democracia?

Não venho neste neste definir democracia, porque, mesmo na Grécia, onde surgiram as primeiras ideias de democracia, ela já era uma piada.

A democracia é uma ilusão. É uma ideia doce, sedutora. Penso que, ainda assim, é o menos pior dos regimes.

Hoje, em todo o mundo, a democracia está aparelhada. O quarto poder, a mídia, decide muitas questões políticas, as vezes até de forma subliminar...

Trump, assim como Hillary, e, assim como João Dória, aqui na cidade de São Paulo, têm uma agenda a cumprir. Penso que Trump entrou na política unicamente com este propósito. A agenda de Hillary seria bem diferente, não tenho dúvidas, mas, Obama, apesar de negro e de ter, realmente, emergido das camadas mais excluídas dos EEUU, não retirou os soldados americanos do oriente médio, tampouco conversou com o pessoal da DPRK além de conseguir que a Rússia se distanciasse ainda mais diplomaticamente dos EEUU... Obama continuou, com leve maquiagem, a agenda Bush. Hoje, os EEUU têm gasolina, mas não tem água...

Não tenho nenhuma base histórica, tampouco científica, mas, a vitoria de Trump não foi apenas um recado do povo americano ao fim da "política do mimimi" que Hillary representava. Penso que foi uma vitória planejada, aonde os EEUU pretendem executar um plano interno (vejam, interno, muito mais do que externo, onde atuaram todos estes anos) muito obscuro, sobre a identidade americana. Querem, de fato, limpar o país. Trump é uma incógnita. Mesmo sendo casado com uma estrangeira, acredito que, como gestor que é, irá executar um plano focado nisso, em oprimir, "matar na unha" determinadas minorias. Algo me diz que serão minorias religiosas... Fora que, a questão do clima é esquecida em Trump: "Make America Great Again" significa fazer com que a América polua 200 vezes mais! É preciso crescimento sustentável...

Precisamos de uma democracia tão nova que, em nova sendo, não poderia se chamar democracia. Precisamos de uma democracia verdadeira, direta, território onde os cidadãos têm o DEVER de se envolver nas questões do estado. Delegar é esquecer. Não podemos nos deixar representar tanto assim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud