Yoaní no Brasil

A blogueira Yoaní Sanchez, dissidente de Cuba e que está de passagem pelo Brasil, está sendo alvo de protestos por onde passa. Não vou repetir o que os noticiários dizem, porque este não é espaço de redundâncias.
Minha opinião é a seguinte: A liberdade de expressão é defendida pela constituição brasileira, e sem mais. Ela pode vir aqui e se quiser falar, fale à vontade! Vá até a Praça da Sé, junto com pessoas de diversas ideologias e religiões, que também querem ser ouvidas, compreendidas e seguidas.
Agora, vamos "tentar" (humildemente) olhar este fato pelo viés do mercado, e também da história:
Se a mídia está abrindo espaço para a Yoaní, e até mesmo os tucanos à levaram para o plenário brasileiro, isso não é à toa. A mídia expõe o que é a favor de seus próprios interesses e daqueles que a financiam. Ninguém divulga sobre os acertos de Cuba, sobre seus avanços na Saúde e na Educação. Porquê Oscar Niemayer elogiou o governo dos irmãos Castro antes de sua morte? Porquê pessoas de todo o mundo vão se tratar em Cuba? Porquê apenas uma blogueira, sendo que em Cuba muitos outros acessam a internet? 
Cuba não é melhor porque está sozinha, com a imposição de um covarde embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Alguns de seus "companheiros de ideologia" não conseguem nem se manter (DPRK), e outros estão bebendo Coca-Cola faz tempo (China). 
Lembram de Bradley Manning? Ele seria uma "Yoaní" americana, e veja o que os EUA fizeram com o rapaz: cadeia - Leia o conteúdo deste link também.
A mídia poderia pegar qualquer outra pessoa e atribuir "valor" político à ela (como outros cubanos que moram no Brasil, ou em Miami). Yoaní é a que menos merece ser vaiada, ser xingada, e principalmente, ser tratada com falta de respeito. Precisamos sim protestar, sair às ruas (a constituição nos permite também), mas principalmente, usar as "armas" que Yoaní usa: os textos, as palavras, a tecnologia, somada a verdade, a realidade de um povo oprimido não pelos seus líderes, mas pelo mercado, pelo mundo.
ADD.:

Depois da guerra fria, os EUA tiveram que encontrar novos inimigos (chamados por Bush de "axis of evil" para "combater", dos quais são: Drogas, Cuba, Coréia do Norte, Países como Afeganistão e Líbia (e todos os islãs que são ricos em petróleo), pirataria (veja o pessoal do MegaUpload e do The Pirate Bay), e qualquer outro que produzir armas nucleares (eles podem ter).

Queremos apenas LIBERDADE E JUSTIÇA, completamente! Não acontece por proveito próprio, corrupção, aqui e no mundo!

Fontes complementares:
http://www.davidicke.com/headlines/45644-bradley-manning-now-catatonic-obama-enough
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080120150749AAblL53
http://latuffcartoons.wordpress.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Filme Nise - O Coração da Loucura