Os Ateus sem fundamentos

Percebo que o número de ateus têm subido consideravelmente e constantemente. Mas eu questiono um ponto praticamente não discutido: Qual seria a qualidade desse ateísmo (e tem isso agora...)?
O que quero dizer é que a maioria são pessoas que entram nessa "moda" e se tornam estes ateus que não questionam o suficiente, que não conseguem debater/discutir com religiosos algumas questões básicas e principalmente, que não encaram o sofrimento, e na hora sempre recorrem à um "possível deus", justamente porque não encaram a responsabilidade da existência. Enfim, não passam uma boa impressão do ateísmo.
Penso que para ser ateu é necessário um pouco de militância. Não o fato de querer fazer as pessoas mudarem de ideia, não é isso, e sim expor os nossos pontos de vista e pedir apenas educação em troca.
Respeitar as ideias e indagações dos outros é fundamental, e mostrar para os religiosos que, de alguma forma, a religião ainda é necessária, e poder tirar o que é bom dela(s) é essencial. A maioria dos meus amigos são religiosos e não é à toa.
A verdade é que o termo "ateu" já tornou-se algo comercial, algo que vende bem e isto é ruim, por deixar as pessoas com uma visão totalmente distorcida da responsabilidade social que o ateísmo carrega consigo.

"Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."                                                                                                                              José Saramago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

Análise de uma mente - Freud