07 de Abril de 2023

Olá.


Hoje é sexta-feira santa. Para mim, não é um dia Santo. Considero esta sexta como um dia sagrado, o que é (bem) diferente de santo.

A Páscoa tem um contexto histórico que é bem anterior ao Cristianismo. É uma data que está ligada a colheita, aos solstícios, a prosperidade, em vários lugares do mundo (assim como é o Natal). Entendo que a tradição é importante, independentemente de religião.

Recentemente fiz amizade com uma pessoa nascida em janeiro de 2003. Como pensam diferente essa galerinha... essa geração acha que não precisa saber muito porque o conhecimento está na internet. Me pego pensando que, em breve, a humanidade vai "precisar" de algo para sair dessa geléia em que estamos, para começarmos a viver longe dessas telas que estão em todos os lugares e que eu e você somos vítimas.

Eu já tentei ficar longe do celular e não foi nada bom. Fiz uma viagem para o Havaí e fiquei nas ilhas de Oahu e Mauí, sem celular, apenas com a minha câmera digital. Que arrependimento... até hoje tenho fotos e vídeos não postados e não revisitados. Parece que não é a mesma coisa...

Como disse Adriana Calcanhoto, vemos tudo em quadrado. E, agora, não somos mais reféns do "remote control" como ela parafraseia em sua canção "Esquadros".

Estamos mais ansiosos, menos focados na vida, estamos estranhos. Tão estranhos que eu nem consigo explicar. E, quando procuro àqueles que dizem poder explicar, psicólogos, filósofos, psiquiatras, médicos, etc., noto que os que eles querem é aparecer, tanto quanto nós. Desses mainstream o mais humilde era o Flávio Gikovate, falecido nesta década. Ana Beatriz, Pondè, Karnal, nada mais me dizem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2007 - Into The Wild (PT-BR - Na Natureza Selvagem)

1983 - Danton

DICAS - Cuidado com BORRACHEIROS